Além de gato e cachorro, que são animais de estimação bem populares, existem outros que são fáceis de criar e também divertem os donos, principalmente as crianças. Veja algumas opções:
Porquinho-da-Índia - Roedor oriundo dos Andes, na América do Sul. Vive entre 4 e 8 anos.
Em casa, o ideal é fazer um cercado de, pelo menos, 90 cm x 80 cm para cada um. Podem atingir até 1,5 kg. São herbívoros. Comem capim, feno, frutas e verduras,
Hamster - Roedor oriundo da África e da Ásia, com causa curta. Vive de 2 a 3 anos.
Seus dentes incisivos crescem bastante. Por isso, precisam sempre estar roendo algo. São animais noturnos, que dormem durante o dia e ficam acordados na madrugada. Seus petiscos preferidos são vegetais e frutas ricas em água, como melancia.
Coelho - Mamífero de cauda curta, orelhas e patas compridas. Vive entre 5 e 10 anos.
Os olhos do coelho ficam nos lados direito e esquerdo da cabeça. Por isso, ele pode ter visão do que está atrás. Alimentam-se de capim, frutos de arbustos, brotos de plantas como feijão e ervilha, além de legumes.
Jabuti-Piranga - Também chamado de jabuti vermelho. Originário das matas brasileiras e de outros países sul-americanos. Vive entre 80 e 100 anos.
Deve ser colocado em ambiente espaçoso, com proteção que tenha o dobro de sua altura, com umidade e temperatura na faixa de 30ºC. É onívoro (come vegetais e carnes). Sua dieta não deve ter gordura.
Furão - Mamífero carnívoro (embora muita gente pense que é roedor). Vive entre 5 e 10 anos.
Nos EUA e França, é o 3º animal de estimação mais comum, depois de gato e cachorro.
Rato Twister - Tipo mais comum de rato de estimação. Vive entre 3 e 4 anos.
Podem comer frutas, legumes e verduras. Mas não deve ser alimentado com açúcar, lactose nem cafeína. Portanto, NÃO é comedor de queijo, ao contrário dos desenhos animados.
Chinchila - Roedor nativo dos Andes, na América do Sul.Vive entre 8 e 10 anos
Tem pelagem 30 vezes mais suave do que o cabelo humano. E bem densa: 20 mil pelos por cm². Precisam se exercitar. Comem alfafa, feno e frutas desidratadas.
Calopsita - Ave natural da Austrália - Vive entre 16 a 25 anos
Geralmente a fêmea tem pelagem cinza e branca, enquanto o macho tem pelos amarelos na face. São bastante ativas e emitem gritos, assobiam e muitas chegam até a imitar sons que ouvem. A melhor alimentação é com verduras em tom escuro.
Miniporco - Atinge no máximo 60 cm de altura e 80 kg quando adulto (o porco comum chega a 1,20m e 200 kg).Vive entre 20 e 30 anos.
Apesar da má fama, os porcos são limpos e gostam de tomar banho (água morna). Ração para coelhos à base de milho serve para ele. Gosta de maçã e cenoura.
Gerbilo (esquilo-da-mongólia) - Roedor de origem africana e asiática. Vive de 5 a 7 anos
São animais noturnos (dormem de dia) e onívoros (comem ervas ou carnes). Geralmente, alimentam-se de sementes, raízes e frutos. Precisam de forração para absorver a urina e para cavar (de preferência forração de sabugo de milho moído ou álamo).
Iguana - Réptil de regiões tropicais da América Central, Caribe e América do Sul. Vive cerca de 15 anos.
Atenção: a iguana tem instinto de defesa e pode morder. Também pode transmitir bactéria salmonella. Come frutas e vegetais (adora alfafa).Ambiente com luz ultravioleta ajuda seu metabolismo.
Aqui abrimos parênteses para dois alertas. Tem sido comum indicar caracóis como pets que ganham cada vez mais popularidade. O molusco vive na terra (não confundir com o caramujo, que é uma espécie aquática). Vive cerca de 5 anos.
No entanto, os caracóis são considerados pragas, que prejudicam plantas e podem transmitir doenças aos seres humanos. Sua criação doméstica, inclusive, é proibida em alguns países, como os EUA.
Outro alerta é em relação à Tartaruga Tigre D'Água, que também vem sendo apontada como um pet de sucesso crescente. Vive entre 80 e 100 anos.
No entanto, a domesticação da espécie não é permitida. A tartaruga tigre d'água é originária do Brasil, Uruguai e Argentina e deve viver em pântanos, lagos e rios. A espécie é silvestre e não pode ser tratada como pet.
Gostou as opções de pets? O mais importante é fornecer uma boa alimentação, levar ao veterinário se estranhar o comportamento do animal e dar muito carinho.