O que muitos fãs esperavam finalmente vai acontecer: a formação original da banda Titãs vai se reunir novamente para uma miniturnê!
Ao todo, serão 10 shows pelo Brasil em 2023, nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife (foto), Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Brasília e Curitiba. Confira algumas curiosidades sobre o grupo!
A banda se formou na cidade de São Paulo e fez a primeira apresentação com nove integrantes: Nando Reis, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Tony Bellotto, André Jung, Branco Mello, Sérgio Britto, Ciro Pessoa e Marcelo Fromer.
O primeiro show da história da banda foi em 16 de outubro de 1982. A formação clássica sofreu várias mudanças ao longo do tempo.
Dos nove integrantes originais, dois já morreram. Marcelo Fromer, que era guitarrista, morreu em 2001, atropelado por uma motocicleta.
Ciro Pessoa foi vítima da COVID-19 em 2020, ao mesmo tempo em que lutava contra um câncer – ele já não fazia mais parte da banda desde antes do lançamento do primeiro álbum, em 1984.
Em 1985, o baterista André Jung saiu da banda e foi substituído por Charles Gavin (foto).
Outros membros da banda saíram para seguir carreira solo: Arnaldo Antunes (foto), em 1992, e Nando Reis, em 2002. Outras saídas se deram por motivos pessoais: Charles Gavin, em 2010, e Paulo Miklos, em 2016.
Ao longo de 40 anos de carreira, uma das maiores qualidades da banda foi transitar por diversos subgêneros da música, como o pop-rock alternativo, new wave, punk rock, grunge, MPB e música eletrônica.
Ao todo, foram 25 álbuns gravados, incluindo os discos de estúdio e ao vivo.
Alguns dos maiores sucessos da banda são: “Sonífera Ilha”, “É Preciso Saber Viver”, “Epitáfio” e “Enquanto Houver Sol”.
Uma das maiores influências dos Titãs é a banda Blitz (foto), além dos Novos Baianos, Alceu Valença e Gilberto Gil.
O grupo Os Titãs é considerado uma das bandas de rock mais importantes da história da música no Brasil, tendo vendido mais de 6,3 milhões de álbuns ao longo dos anos.
Em 2009, a banda ganhou um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro, pelo disco “Sacos Plásticos”.
Também já venceram oito vezes o Prêmio Multishow e cinco vezes o Troféu Imprensa.
A reunião do grupo começou a ser pensada antes mesmo do início da pandemia.
Em uma coletiva de imprensa, Nando Reis afirmou:
Uma curiosidade é que a foto de capa da biografia da banda precisou ser alterada digitalmente depois que Nando Reis pediu que a imagem dele fosse retirada.
Quase todos os integrantes da banda se conheceram no Colégio Equipe, em São Paulo, no fim da década de 70.
A origem do nome da banda remete aos primeiros ensaios, que eram realizados na biblioteca da casa dos pais de Tony Bellotto. Lá, havia diversos livros como “Titãs da Ciência”, “Titãs do Esporte” e “Titãs da Literatura”, por exemplo.
Os Titãs já abriram os shows da banda Rolling Stones (foto) em três oportunidades, sendo as duas últimas em 2016, quando os britânicos estiveram em São Paulo.
Em 1998, os Titãs cogitaram gravar a música
Boa sorte para os Titãs nessa retomada. E que o público aproveite bastante!