Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida

"A moda de periguete é a vocação do Brasil", diz Alexandre Herchcovitch

Estilista lança quarto livro, com dicas de viagem, e fala sobre a moda jovem brasileira

Moda|Nathalia Ilovatte, do R7

Com produtos populares, Alexandre quer atingir um público maior
Com produtos populares, Alexandre quer atingir um público maior Caio Duran

Ele está nas passarelas da principal semana de moda da América Latina, e já passou pelas de Nova York, Londres e Paris. Mas também por edredons, mochilas, isqueiros, óculos, tênis, copos e uma infinidade de produtos vendidos a preços acessíveis. O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch não tem medo de ser popular, nem de se arriscar em outros campos que não aquele que o consagrou.

— É uma estratégia que nós resolvemos seguir: ter produtos mais populares, para muito mais pessoas, e não só as roupas que vendemos nas lojas.

Essa versatilidade levou Alexandre a lançar O Guia de Viagem de Alexandre Herchcovitch, quarto livro de sua carreira. Publicado pela editora Pulp, o guia tem dicas de hoteis, pontos turísticos, brechós, cafés e outros lugares frequentados pelo estilista em Nova York, Londres, Paris e Tóquio, capitais que Alexandre visita todos os anos.

Preto e branco dão o tom ao desfile de Herchcovitch na SPFW


Alexandre Herchcovitch se casa com o namorado em São Paulo

— Resolvi escrever o livro porque eu já conhecia muito bem as cidades. Jamais escreveria sobre uma cidade que eu conhecesse pouco.


Para publicá-lo, ele voltou a cada uma delas para fotografar.

— E também porque eu queria conferir se os lugares ainda estavam lá, se havia mudado alguma coisa. Fiz essa checagem no começo do ano.


Viajante há 20 anos, Alexandre contou ao R7, durante o evento de lançamento do livro realizado na Livraria da Vila, em São Paulo, que antes de partir para cada destino faz pesquisas, pede dicas a amigos que conhecem o lugar, e não se prende à quadra do hotel. Bate perna e explora cada cidade que visita.

Por isso, o estilista sabe na ponta da língua a relação entre a moda de rua brasileira e o que se usa pelas demais capitais do mundo.

— Acho que hoje as pessoas estão se vestindo muito iguais. É obvio que em alguns grupos você consegue enxergar características culturais daquela cidade, mas a maioria, ainda mais os jovens, está se vestindo com a mesma roupa. 

Até a sensualidade da brasileira pode ser vista nas ruas das capitais europeias nos dias de calor.

— Tem muitas pessoas que gostam, que usam roupas justas e mostram o corpo no mundo inteiro.

Para Alexandre, as roupas curtas e provocantes que caem no gosto das mulheres do país são um reflexo do Brasil, e o estilista não considera o "periguetismo" um ponto negativo da moda brasileira.

— As pessoas estão muito mais acostumadas a se vestir para o calor do que para o frio. E se vestir para o calor é usar menos roupa. Então acho que o brasileiro tem uma habilidade de mostrar o corpo como ninguém. A moda que a gente fala que é de periguete, que deixa quase 50% do corpo à mostra, é a vocação do Brasil. O País gosta disso.

Serviço: O Guia de Viagem de Alexandre Herchcovitch - Nova York, Londres, Paris e Tóquio

Editora Pulp, 251 páginas

R$ 39,90

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.