Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida

Depilação para que? Blog mostra corpos com pelos ao natural

Pelos Pelos questiona a obrigatoriedade da depilação de axilas, virilhas ou pernas

Moda|Nathália Ilovatte, do R7

Por que você se submete a procedimentos normalmente dolorosos para se livrar dos pelos? Os motivos mais comuns e corriqueiros, estética e higiene, são questionados em um Tumblr que exibe fotos de brasileiros que não fazem questão de abrir mão dos próprios pelos. Nus e à vontade, eles mostram que virilha, axilas, pernas e buço não precisam, obrigatoriamente, de cera ou gilete.

Um dos idealizadores do Pelos Pelos, Mateus Lima, explicou ao R7 que a intenção é repensar valores impostos.

— Aceitar os corpos como eles são, lutar pelo direito de decisão sobre o próprio corpo, garantindo que seja de ordem privada a escolha de ter ou não os próprios pelos e combater o machismo é o que o projeto busca.

Os modelos são conhecidos de Mateus e Núbia, co-autora do projeto, e alguns se voluntariaram após indicação de amigos. Os dois explicaram que não são contra a depilação, e até removem alguns pelinhos quando querem. A crítica do coletivo Além do Lúdico é à obrigatoriedade de se livrar de todos eles, como se fossem feios ou nojentos.


— Higiene não tem a ver com presença ou não de pelos, higiene é outra coisa. Porque devemos sentir nojo de determinados pelos e de outros não? Ninguém diz ser nojento os cabelos da cabeça, pelos do braço e sobrancelhas, por exemplo.

Se homens já recebem olhares de reprovação nas ruas quando ostentam barbas longas, as mulheres que não pedem uma depilação cavada na maca da clínica de estética e mesmo assim vão à praia de biquíni são ainda mais discriminadas.


— A questão da aceitação do corpo envolve mulheres e homens, em níveis diferentes sim, e com opressão sofrida em grau muito maior pelas mulheres.

Embora a questão seja polêmica, o coletivo Além do Lúdico recebe elogios pelas redes sociais e vê na internet uma repercussão surpreendente.

— Já esperávamos que houvessem muitos compartilhamentos nas redes sociais, pois o assunto é polêmico. Mas nos surpreende muito a dimensão que está tomando, pois recebemos muitos e-mails de vários lugares do Brasil e alguns de outros países também. O que recebemos de feedback, seja por e-mail ou pela página do Facebook, são sempre mensagens de apoio, muitos elogios, pessoas que dizem estar mais à vontade depois de terem visto o Pelos Pelos e não se sentirem mais tão sozinhas com relação a isso. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.