Exposição traz os 50 anos de moda de José Gayegos
Estilista apresenta peças originais e reproduções no Senac Lapa
Moda|Deborah Bresser, Do R7

A galera que vive no oba oba da moda tem um programa obrigatório a partir do dia 3 de outubro se estiver disposta a aprender alguma coisa. Nesta data, será aberta no Senac Moda Lapa Faustolo a exposição “José Gayegos: 50 anos de moda”, uma verdadeira aula de história do segmento no Brasil.
A trajetória de José Gayegos se confunde com a da moda brasileira. De suas primeiras experiências em Paris, nos anos 60, quando acompanhou de perto estilistas como Coco Chanel em ação, passando por estágios no Brasil ao lado costureiro Dener Pamplona de Abreu, até abrir seu ateliê e tornar-se, tempos depois, um dos principais consultores da indústria do jeanswear e professor de modelagem, Gayegos é um craque das antigas.
A abertura da exposição será marcada pela realização de uma arena que abordará sua trajetória profissional, com a participação de pessoas que fizeram parte de sua carreira. A exposição pretende mostrar às novas gerações de profissionais da moda o trabalho técnico e criativo do estilista.
Entre as atrações, estão modelos originais do acervo do estilista, peças inéditas e reproduções. Contará, ainda, com um material iconográfico, como fotos de desfiles, matérias publicadas em jornais e revistas, além de croquis e moldes.
Em conversa com o R7, Gayegos revela que, de toda sua história, duas coisas são marcantes. “Joãozinho Trinta ter me convidado para trabalhar para ele. Ele viu minha roupa na revista Collecione, e me chamou para fazer um desfile na Marquês de Sapucaí. O cara era uma cabeça. Marcante também o fato de ter largado tudo para ser professor. Em 1994, fui contratado pelo Senac, para o curso superior de Modelagem”, conta o mestre.
A exposição "José Gayegos -50 Anos de Moda" será aberta no dia 3 de outubro, às 19h30, e ficará em cartaz no Senac Lapa Faustolo até o dia 21/10.
