"Retirar tatuagem poucos dias após ter sido feita é ainda pior", afirma dermatologista
Médica ainda explica que procedimento precoce pode gerar novas marcas
Moda|Do R7*

Aos 22 anos, Bárbara Evans tomou uma decisão que parecia ser eterna. Na última segunda-feira (16), a campeã da Fazenda 6 tatuou em seus dois braços mensagens e desenhos para pai e mãe. As marcas no corpo da filha de Monique Evans não duraram nem 72 horas, já que na última quinta-feira (19) a jovem iniciou um processo para a remoção dos desenhos.
Arrependida, Bárbara buscou ajuda para ter sua pele novamente limpa. O processo consiste na aplicação de laser, mas pode não trazer um resultado 100% satisfatório como explica a dermatologista Daniela Lemes.
— Apesar de a tatuagem preta ser mais fácil de sair, em geral, sempre fica uma sombra do desenho. O laser até que clareia bastante, mas quanto mais clara a tattoo vai ficando, mais difícil fica a ação sobre a pele. É como se ele parasse de agir.
A médica ainda alerta para a dor, parecida com uma queimadura, que a ex-namorada de Mateus Verdelho sentirá durante todo o processo.
— Quando eu atendo alguém que quer apagar uma tatuagem, eu até aplico anestesia local se o desenho for grande, porque é um procedimento extremamente dolorido.
Decisão precoce
Bárbara Evans optou por apagar o desenho poucos dias após ter sido feito. A decisão é ainda mais preocupante uma vez que a pele ainda não havia cicatrizado e já receberá um novo procedimento estético.
— O ideal seria esperar a cicatrização por completa. A pele estará machucada e o laser agredirá ainda mais a região podendo causar até novas marcas. Mesmo os que se arrependem rapidamente precisam de três semanas e um mês para iniciar a retirada.
Outro agravante no caso de Bárbara é a chegada do verão. Com a maior exposição ao Sol, a famosa terá que se proteger intensamente para que os raios não invadam a pele sensível e machuquem ainda mais os braços. "Se alguém estiver pensando em apagar uma tatuagem, o ideal é esperar o verão passar", finaliza a Dra. Daniela Lemes.
Conheça outras formas de remover uma tatuagem do corpo
Para a dermatologista Jucirema Perrony, os métodos de remoção de tattoos mais modernos e menos agressivos são o laser Nd:Yag Q-Switched e o laser de rubi. Ambos são indicados apenas para pessoas com pele que variem de branca a morena clara. Além deles, há outros procedimentos que são cirúrgicos e bem mais agressivos à pele.
Dermabrasão: cirurgia em que se retiram as camadas mais superficiais da pele atrás de uma espécie de “lixamento”.
Criocirurgia: neste caso, há o congelamento da pele tatuada para a sua posterior remoção.
Excisão: retira-se a pele tatuada com bisturi e depois se fecha a área com ponto.
*Colaborou Rebeca Tosta, estagiária do R7
Veja também:
Entenda o que Viviane Araujo tem feito para remover tatuagem com nome de Belo
Bárbara Evans teria levado “esporro” de Mateus Verdelho por causa de tatuagem, diz jornal