Vice campeão de fisiculturismo dá conselhos para quem busca o corpo ideal: “Se permita sonhar”
Eduardo Côrrea representa o Brasil nos campeonatos
Moda|Do R7

O fisiculturista Eduardo Corrêa, é vice campeão da categoria Showdown, competição internacional que fez Arnold Schwarzenegger ser conhecido mundialmente.
Ele, que pratica a modalidade desde 2007, segue os passos do ator e dá conselhos para quem quer conseguir o corpo perfeito.
— Sempre digo que sou abençoado por poder fazer o que amo e representar o Brasil nos campeonatos. Portanto, se você tem um sonho, acredite nele, desprenda todas suas energias e corra atrás do que deseja. Com planejamento, sabedoria, trabalho duro e perseverança você pode conseguir o que quiser. Se permita sonhar, pois nenhum obstáculo pode ser mais forte que o desejo de vencer.
Em entrevista ao R7, o nutricionista da Nutri Import, Brício Geraldeli, desmistificou o uso de suplementos alimentares.
— A melhor maneira é quando tais indicações são feitas por profissional qualidade, onde este é capaz de identificar as carências nutricionais, elaborar um plano nutricional adequado e incluir a suplementação de acordo com o objetivo e periodização de treinamento do paciente.
Segundo ele, o uso não faz mal para saúde, desde que seja usado corretamente.
— Eles não fazem mal, desde que utilizados de forma correta, pois o contrário acontece quando o usuário, através da autoprescrição, abusa principalmente em suplementos contendo estimulantes, como é o caso dos pré-treinos e termogênicos, sendo contra indicados principalmente para hipertensos ou portadores de qualquer patologia cardiovascular.
E se você quer chegar ao corpo que Eduardo exibe nas competições, anote as dicas do nutricionista.
— Siga uma dieta contendo todos os grupos alimentares, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, fibras e água, pois, independente do objetivo estético, a nutrição deve prevalecer. A partir disso, controle principalmente a ingestão de carboidratos, pois a restrição deste macronutriente, desde que seja feita de forma correta, faz com que o processo de utilização de gordura como fonte de energia aconteça com maior eficiência. O segundo passo, seria o aumento da massa muscular, pois de nada adianta ter um percentual de gordura reduzido associado a uma massa muscular também reduzida. Para hipertrofiar, a dieta deve estar ajustada para tal objetivo, juntamente com um treinamento resistido com pesos, ‘musculação’. Pois tal associação é a melhor forma de adquirir um físico definido.
Para chegar ao corpo ideal, não basta só treinar pesado e usar suplementos alimentares. Fazer dieta é essencial.
— Os exercícios devem ser orientados por um educador físico a fim de atingir o objetivo estético ou desempenho esportivo. Várias estratégias de treinamento podem ser elaboradas, como por exemplo, para um praticante que deseja reduzir o percentual de gordura, exercícios metabólicos associado à atividade física aeróbica pode ser uma boa estratégia. Para os que desejam aumentar a massa muscular, treinamento tensional ‘utilizando um maior número de cargas’, na maioria dos casos é mais indicado para quem está em busca deste objetivo. Porém, vários fatores precisam ser considerados antes de iniciar um tipo de treinamento, como, biótipo corporal (ecto, meso, endomorfo), tempo de treinamento, nível de treinamento, objetivo e periodização. Por isto a orientação provinda de um profissional qualificado é de grande valia.
Na dieta, alguns alimentos devem ser evitados, como aquelas que contém alto teor de gordura saturada e vegetal.
— Deve ser evitado os alimentos que contém alto teor de gordura saturada e vegetal, aqueles com grandes quantidades de açúcares simples e também os que possuem altos teores de sódio, como os embutidos e os industrializados; optando por uma alimentação mais rica em nutrientes como é o caso das frutas, principalmente as que apresentam um maior teor de fibras; carboidratos complexos como a mandioca, batata doce, cará, inhame, macarrão e arroz integral, proteínas magras (frango, peixe, carne bovina magra), cereais integrais e sementes (aveia, linhaça, chia, amaranto), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) e oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas). Citei apenas alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados ou incluídos na dieta de pessoas que buscam uma alimentação saudável, a fim de melhorar a estética e o desempenho esportivo.