Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Patricia Lages

Análise: A 'lei de Gérson' ataca novamente

Enquanto houver pessoas querendo levar vantagem em tudo, haverá aqueles que realmente levarão vantagem em cima dos “espertalhões” de plantão

Patricia Lages|Patricia Lages, do R7

Bettina é mais uma isca para atrair os "Gersonzinhos"
Bettina é mais uma isca para atrair os "Gersonzinhos"

Para quem não sabe de onde surgiu a famosa “lei de Gérson”, aqui vai uma pincelada. Na época em que era permitida a propaganda de cigarros, Gérson, jogador de futebol que fez parte da estrelada seleção de 1970, foi garoto-propaganda de uma marca. No filme e nas demais peças publicitárias o slogan foi: “O importante é levar vantagem em tudo, certo?”.

Poderia ter sido mais uma entre milhares propagandas, mas a questão é que, mesmo décadas antes do advento das redes sociais, a frase “viralizou” e se tornou o que hoje conhecemos como lei de Gérson.

De lá para cá o “levar vantagem em tudo” já não se trata apenas de passar um ou outro para trás para se dar bem. Hoje em dia, a coisa tem se aprimorado e atingido patamares cada vez mais altos.

Sabendo que ainda há muita gente que acredita em atalhos para o sucesso e que acha que a expressão “ganhar a vida” significa não ter de fazer nenhum esforço (e mesmo assim ter tudo do bom e do melhor), os “Gérsons” profissionais têm se aproveitado dos “Gérsons” amadores.


O caso mais recente é o da Empiricus, empresa que fatura alto vendendo PDFs com o que chamam de "dicas de investimento". Um dos inúmeros — e insuportáveis — vídeos de propaganda da Empiricus veiculados à exaustão no YouTube exibe Bettina, 22 anos, que dá a entender que transformou R$ 1.520 em mais de um milhão de reais em apenas três anos, investindo na Bolsa de Valores. Com as dicas de quem? Da Empiricus, claro!

Esse tipo de isca atrai os “Gersonzinhos”, afinal de contas, eles acreditam piamente que isso seja possível. Eles não querem saber como a mágica acontece nem se alguém será lesado no meio do caminho. Mas o que eles esquecem é que, acima deles, estão os profissionais, ou seja, aqueles que realmente vão levar vantagem em tudo, inclusive sobre eles, pobres amadores...


Nós últimos três anos, das ações listadas em Bolsa, as que mais subiram foram as do Magazine Luiza, com retorno do fechamento do período em 5.097,72%. Se uma pessoa tivesse acertado em cheio e colocado todos os seus 1.520 reais justamente nessas ações, sem ter vendido nenhuma e sem jamais ter tocado em um real sequer, após três anos, teria um montante de pouco mais de 79 mil reais. Um retorno espetacular, sem dúvida nenhuma, mas que não chega nem perto dos mais de um milhão de reais de Bettina.

A Empiricus diz que vai provar nos próximos dias que Bettina fez o que diz que fez — até porque, Bettina trabalha lá — e o pior é que tem gente que vai acreditar. Afinal de contas, é preciso continuar crendo que existe atalho para o sucesso, para a riqueza, para manter a forma etc. e que o importante é seguir firme e perseverante na missão de levar vantagem em tudo.


Patricia Lages

É jornalista internacional, tendo atuado na Argentina, Inglaterra e Israel. É autora de cinco best-sellers de finanças e empreendedorismo, palestrante e conferencista do evento “Success, the only choice” na Universidade Harvard. Apresenta quadros de economia na TV Gazeta e Record TV e é facilitadora da RME para o programa mundial WomenWill – Cresça com o Google.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.