Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Patricia Lages

Análise: Respeitar as fases do tempo é respeitar a si mesmo

Queimar as etapas naturais e necessárias para o amadurecimento e a formação das pessoas tem sido algo frequente. Mas, será que os resultados têm sido positivos?

Patricia Lages|Do R7

As pessoas têm de ter tempo para viver suas idades
As pessoas têm de ter tempo para viver suas idades

A mídia em geral exalta a juventude, menosprezando todas as demais fases da vida, inclusive a infância. Essa etapa tão importante para a boa formação das pessoas tem sido queimada pela “adultização” das crianças que, cada vez mais cedo, estão sendo sensualizadas no que diz respeito à forma de vestir, falar, dançar, pensar.

As meninas de hoje “precisam” fazer as unhas e os cabelos antes de ir a uma festinha e, claro, também têm de se maquiar. Se elas tiverem uma sandália de salto alto e um shortinho igual ao da Anitta, então... uau, que arraso! Mas, elas podem, não é mesmo? São apenas crianças, o que é que tem?

Enquanto as crianças não querem parecer crianças, os adolescentes não querem ser adolescentes, afinal, eles estão vivendo essa fase há muito tempo, ou seja, desde crianças. Por fim, os adultos, que inverteram todas as etapas anteriores, já não sabem mais o que fazer, como agir ou o que parecer.

Nós, mulheres, somos cobradas 24 horas por dia para parecermos mais jovens do que somos e, até mesmo, para agirmos como as jovens que já não somos. Não precisamos saber como cuidar da casa, cozinhar, lavar, passar, educar filhos. Deus nos livre, isso é coisa de Amélia!


Por outro lado, nossas casas têm de ser iguais às das revistas de decoração, temos de nos alimentar bem, vestirmos as roupas da moda e os filhos precisam parecer gênios (o que justificaria, de certa forma, a imensa falta de educação). E, como se isso fosse pouco, não podemos ter uma ruga sequer ou qualquer traço que demonstre maturidade.

Ninguém tem tempo de vencer a passagem do tempo, pois ainda que se diga que temos todo tempo do mundo, nossa vida, neste mundo, passa em um curto período de tempo.


O tempo será sempre inimigo daqueles que não respeitam suas etapas. Cada fase da vida tem seu porquê e sua beleza e inverter a ordem natural das coisas só produz pessoas fracas, frustradas, ansiosas e que, independentemente do que aconteça, sempre se sentirão um peixe fora d’água. Respeite o seu tempo, viva o agora e aceite ser quem você é.

Patricia Lages

É jornalista internacional, tendo atuado na Argentina, Inglaterra e Israel. É autora de cinco best-sellers de finanças e empreendedorismo e do blog Bolsa Blindada. Ministra cursos e palestras, tendo se apresentado no evento “Success, the only choice” na Universidade Harvard (2014). Na TV, apresenta os quadros "Economia doméstica" no programa "Mulheres" TV Gazeta e Record TV e "Economia a Dois" na Escola do Amor, Record TV. Na internet mantém o canal "Patrícia Lages - Dicas de Economia", com vídeos todas as segundas e quartas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.