Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Patricia Lages

Cansado de discussões inúteis que acabam em inimizade? A solução pode estar na dialética

Expor um ponto de vista respeitando quem pensa diferente não é tarefa fácil, mas a dialética pode ajudar. Saiba como

Patricia Lages|Patricia LagesOpens in new window

O uso da dialética também vale para as discussões nas redes sociais

Dialética é o ato de discutir racionalmente com pessoas de pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema em busca da verdade e não apenas para vencer um debate ou convencer o interlocutor a pensar diferente.

Toda sociedade que se julga civilizada deveria praticar a dialética naturalmente, ainda mais nos dias de hoje, onde muito se fala sobre respeito, tolerância e diversidade. Porém, o que temos visto é um respeito velado em que muitos preferem se calar ou fingir concordar com o que o outro diz só porque ele grita mais alto.

E assim, o mundo vai se enchendo de ideologias que não fazem o menor sentido, mas que ganham força pela omissão de quem não tem disposição para confrontá-las ou simplesmente quer evitar discussões que podem culminar em inimizades ou dificuldades profissionais e financeiras.

Mas, é possível expor um ponto de vista contrário de forma respeitosa, civilizada e saudável por meio da dialética, considerando os seguintes pontos:


Conversar racionalmente só é possível quando há argumentos racionais e livres de paixões ou “achismos”, ou seja, com opiniões fundamentadas em dados, fatos e lógica;

Evitar conversas com pessoas de pontos de vista diferentes não vai resolver a questão. É preciso estar preparado para essa possibilidade, pois não é possível viver apenas dentro de uma bolha confortável onde só se convive com quem pensa igual.


Quando nos cercamos apenas de pessoas que pensam igual a nós, criamos um circuito auto-repetitivo que reafirma nossos pensamentos e nos leva a crer que temos razão em tudo. Com isso, perdemos grandes oportunidades de crescimento. Interações com todos os tipos de pessoas são ferramentas riquíssimas de aprendizado, inclusive para entendermos o que não queremos para nossas vidas. Isso não significa confundir ou sobrecarregar a mente com informações desencontradas, mas sim, conhecer maneiras diferentes de encarar a vida e respeitá-las, ainda que não concorde com nada do que a pessoa diz.

Discutir civilizadamente com quem pensa diferente significa expor um ponto de vista e não impor o que pensa sem dar voz a mais ninguém. É como fazer uma viagem ao exterior com o objetivo de conhecer culturas, pensamentos, comidas e costumes diferentes dos seus. Você não sai do seu país para convencer o estrangeiro de que sua forma de viver é a melhor do mundo. Talvez você volte sem entender a cultura, odiando a comida e com a certeza de jamais adotar determinados costumes, mas jamais voltará com uma mente mais pobre e mais fechada. Você não vai reproduzir o estilo de vida do estrangeiro, mas não faz o menor sentido criticá-lo.


Por isso, pratique a dialética, inclusive nas redes sociais, considerando três pontos simples:

  • Não interaja com o objetivo de persuadir o outro e nem se deixe persuadir por ideias contrárias aos seus valores;
  • Não discuta para vencer o debate e nem com quem só quer vencer um debate, pois não vale a pena conduzir uma conversa sem sentido;
  • Em uma conversa civilizada não cabem ofensas, pois elas são a única saída para quem não têm argumentos sólidos.

Essa é a verdadeira prática da tolerância, que não significa aturar ideias sem sentido, relevar erros ou aceitar o inaceitável, mas sim, compreender que nem todos são iguais, mas todos igualmente merecem respeito.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.