Práticas e saborosas: conheça as receitas mais populares de 2024
Os leitores do New York Times elegeram as receitas favoritas criadas pela equipe de culinária do jornal
Viva a Vida|Margaux Laskey, do The New York Times
Pois é, a coisa foi rápida: há pouco tempo estávamos em janeiro, piscamos e aqui estamos, no fim de dezembro. Muita coisa aconteceu nesse período, e a equipe de culinária do “The New York Times” criou, testou e publicou cerca de mil receitas deliciosas para ajudá-los a comer bem durante esse tempo. As sete favoritas do público – aquelas que vocês acrescentaram ao cardápio, as que seus filhos realmente comeram (certo, quase tudo), as que os empolgaram e os motivaram a ir para a cozinha – estão reunidas aqui, sem ordem de preferência, confirmando mais uma vez que a simplicidade e a praticidade são imbatíveis. Você pode conferir a lista completa das 50 receitas mais populares do ano em nytcooking.com (em inglês) e escolher uma que ainda não tenha feito para o jantar de hoje. Boas descobertas e feliz ano novo! (Margaux Laskey)
1. Feijão ao pesto (Christian Reynoso)
Parte refogado rústico e rápido, parte pesto desconstruído, esse prato pode ser feito em uma única panela, não requerendo processador nem muito preparo. Começa com as oleaginosas tostadas com açafrão no azeite. O parmesão serve de base cremosa para as chalotas macias e o feijão; e o toque final do manjericão fresco e do suco de limão reforçam o frescor e o sabor vibrante. Cubra com mais queijo, azeite e o pinoli/amêndoas douradas. Sirva com pão cascudo ou de alho.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes:
8 colheres (sopa) de azeite
1/4 xícara de pinoli ou amêndoas em lascas
1/2 colher (chá) de açafrão em pó
Sal e pimenta
3 chalotas grandes em fatias finas (cerca de duas xícaras)
5 dentes de alho em fatias finas
2 latas (440 g) de feijão cannellini ou qualquer outro que seja branco e cremoso, escorridas
1 xícara de caldo de legumes ou galinha
1 xícara de queijo parmesão ralado fino (pouco mais de cem gramas), mais um pouco para servir
1 1/2 xícara de folhas de manjericão, de preferência Genovese (aperte bem)
1 limão siciliano cortado em quartos para servir
Modo de fazer:
1. Leve uma caçarola de 30 centímetros de diâmetro ao fogo de médio a baixo com seis colheres (sopa) de azeite. Acrescente os pinoli ou as amêndoas e, quando começar a chiar, vá mexendo de vez em quando até dourar (cerca de cinco minutos); apague o fogo. Acrescente o açafrão e tempere levemente com sal e pimenta. Transfira para a tigela em que será servido.
2. Na mesma panela, aqueça o restante do azeite em fogo de médio para alto, coloque as chalotas e uma pitada de sal e deixe cozinhar até ficarem macias (três minutos). Acrescente o alho e, quando começar a chiar (cerca de um minuto), despeje o feijão e o caldo. Abaixe o fogo quando começar a borbulhar.
3. Aos poucos, vá acrescentando o queijo, misturando vigorosamente depois de cada adição. Quando derreter e se incorporar ao caldo, dando uma consistência cremosa, ajuste o sal e apague o fogo. Ainda quente, adicione as folhas de manjericão frescas, rasgadas ou picadas.
4. Sirva quente, na tigela ou no prato, com um pouquinho do óleo da fritura, umas gotas de suco de limão e mais pimenta e parmesão.
2. Salmão no missô (Andy Baraghani)
Essa é uma refeição prática para o jantar de qualquer dia da semana, mas aqui ganha o reforço da toranja e do mel, que, combinados ao gengibre, dão ao peixe um toque caramelado e picante depois de assado. O arroz para sushi ganha a companhia da humilde manteiga e da cebolinha picada, transformando-se na companhia ideal para uma receita simples e elegante.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes:
2 xícaras de arroz para sushi
3 colheres (sopa) de missô branco
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 colher (sopa) de gengibre ralado na hora
2 colheres (chá) de casca de toranja ralada mais 1 colher (sopa) do suco da fruta
4 filés de salmão (entre 170 e 230 g) sem pele e sem excesso de umidade
Sal e pimenta
4 ramos de cebolinha bem picadinhos
1 colher (sopa) de manteiga sem sal em cubos
Qualquer combinação de kimchi, chile crisp (molho com especiarias e pimentas crocantes), folhas de alga nori tostadas e pepino/abacate/rabanete fatiado para acompanhar
Modo de fazer:
1. Ponha o arroz em uma tigela média e cubra com água fria. Vá mexendo delicadamente com as mãos para liberar o amido dos grãos. Descarte o maior volume possível do líquido e repita até ficar mais claro (de duas a três vezes).
2. Escorra o arroz e transfira-o para uma panela com tampa. Cozinhe com 2 ¼ xícaras de água fria em fogo de médio para alto até começar a ferver; dê uma mexida para soltar do fundo, cubra e abaixe o fogo. Sem abrir, deixe cozinhar por 18 minutos. (Ajuste o temporizador!)
3. Enquanto isso, coloque a grade a 12 centímetros da fonte de calor e acenda a grelha, optando pela temperatura máxima. Em uma tigela grande, misture o missô, o mel, o óleo, o gengibre e a casca ralada e o suco da toranja; tempere os pedaços de salmão levemente com sal e disponha-os aí, recobrindo-os com a mistura. Deixe marinando em temperatura ambiente até o arroz ficar pronto.
4. Tire a panela de arroz do fogo e deixe descansar por dez minutos, ainda tampada, enquanto prepara o salmão.
5. Com a ajuda da pinça, distribua as postas sobre uma forma coberta com papel-alumínio e despeje o líquido e os sólidos da marinada por cima de tudo. (Para ajudar a dar mais cor.) Grelhe até os pedaços ficarem brilhantes e tostados de todos os lados (cerca de cinco minutos se quiser um pouquinho mal passado, sete se preferir no ponto). Retire logo se preferir mais claro, sem chamuscado.
6. Acrescente a cebolinha e a manteiga ao arroz, tempere com sal e pimenta moída na hora e dê uma boa misturada com uma espátula de borracha. Sirva com um pedaço de salmão por cima e qualquer guarnição que desejar.
3. Salmão com molho cremoso de alcaparras (Carolina Gelen)
Recoberto por uma crosta crocante e servido com um molho cremoso e azedinho de alcaparras, esse salmão de preparo rápido é sugestão de jantar no corre-corre de meio de semana, inspirado nos sabores populares da combinação do bagel com a versão defumada do peixe. A camada de temperinho misto forma uma casquinha que, além de deixar os filés mais saborosos, segura a umidade, evitando que ressequem. (Você pode usar a versão pronta ou fazer a sua em casa, misturando sementes de gergelim e de papoula, mais alho e cebola em pó.) Por baixo, o creme que também tem queijo e um gostinho sutil de limão. Como acompanhamento, uma salada de tomate e cebola roxa que é refrescante e deixa o prato ainda mais redondinho.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
1 cebola roxa pequena cortada ao meio e em fatias finas
1 limão siciliano
Sal
4 colheres (sopa) de óleo neutro, como abacate ou de semente de uva
2 tomates coração-de-boi médios cortados ao meio e em fatias finas
1/3 de xícara de temperinho misto (veja dica)
4 filés de salmão com pele (entre 170 e 230 g cada)
115 g de cream cheese
2 colheres (sopa) de alcaparras (escorridas) mais 2 colheres (sopa) do líquido da conserva
Modo de fazer:
1. Em uma tigela média, coloque as fatias de cebola e despeje água fria por cima até cobri-las. Escorra e repita a operação para suavizar suas notas ardidas.
2. Rale a casca do limão e reserve. Acrescente uma colher (sopa) de caldo fresco da fruta (suco de meio limão), uma pitada de sal e uma colher (sopa) de óleo à cebola, misturando com as mãos e apertando até sentir que ficou macia e ligeiramente rosada. Junte os tomates e misture. Corrija o sal se necessário.
3. Espalhe o temperinho misto em um prato.
4. Tempere os filés com sal e passe um a um na mistura, deixando de cobrir apenas o lado da pele.
5. Em uma frigideira, aqueça as três colheres (sopa) de óleo restantes em fogo médio, distribuindo o peixe com a pele virada para baixo. Frite até ela se soltar facilmente e ficar crocante e dourada (entre quatro e cinco minutos). Abaixe o fogo, vire os pedaços e frite até deixar o outro lado crocante (de dois a três minutos). Levante os filés de vez em quando para dar uma espiada por baixo para ter certeza de que o temperinho não está queimando e ajuste a temperatura se necessário. Transfira para uma travessa.
6. Tire a frigideira do fogo e remova os excessos com papel-toalha.
7. Leve-a ao fogo baixo, distribuindo o cream cheese às colheradas; acrescente a alcaparra e a água da conserva, o suco da outra metade do limão, uma colher (chá) da casca ralada e três colheres (sopa) de água. Com uma espátula de silicone, misture vigorosamente até o cream cheese derreter e ficar cremoso (cerca de três minutos). Corrija o sal e o líquido da conserva se necessário.
8. Sirva o molho às colheradas nos pratos, disponha o peixe em cima e a salada ao lado. Se quiser, enfeite com mais alcaparras.
Dica: Para fazer a medida exata do temperinho misto, combine 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim e 2 colheres (sopa) de sementes de papoula com 1 colher (sopa) de cebola em pó e outra de alho em pó.
4. Salada Taverna (Lidey Heuck)
Essa salada colorida que vale por uma refeição, do livro “Cooking in Real Life” (S&/Simon Element, 2024), de Lidey Heuck, foi inspirada na clássica salada grega (também conhecida como horiatiki) e no fatuche, salada libanesa que leva pedaços fritos de pão pita. De cara, a lista de ingredientes pode parecer longa, mas todos são essenciais para a harmonia do resultado final: pimentão e pepino para a crocância; cebola/chalota, azeitonas e alcaparras para um toque ácido; tomates picados para o dulçor. O halloumi tostado na frigideira dá intensidade e robustez, mas, se você preferir eliminar o processo, pode trocar por um pedaço de 170 gramas de feta. Para agilizar ainda mais, pode trocar as lascas de pão pita tostadas pela versão de pacote.
Rendimento: de 4 a 6 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Ingredientes:
1/3 de xícara, mais 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) de alho amassado (1 dente pequeno)
1/2 colher (chá) de orégano desidratado
Sal e pimenta
3 tomates médios sem sementes e picados em pedaços de pouco mais de 1 cm (ou 1 xícara de tomates-cereja cortados ao meio)
1 lata (425 g) de grão-de bico escorrido
1 pimentão amarelo ou laranja cortado ao meio, sem sementes e picado em pedaços de pouco mais de 1 cm
1/2 pepino europeu grande cortado ao meio, sem sementes e picado em pedaços de pouco mais de 1 cm
1/2 de xícara de azeitona Kalamata (grega)
1/4 de xícara de salsinha picada na hora
1/4 de xícara de cebola roxa ou chalota cortada bem miudinho
2 colheres (sopa) de alcaparras (escorridas) picadas grosseiramente
2 talos de cebolinha fatiados bem fininho
1 pão pita
1 queijo halloumi (220 g) sem excesso de umidade e cortado em fatias de 2 cm
Modo de fazer:
1. Em um recipiente pequeno, misture o terço de xícara do azeite com o vinagre, o alho e o orégano, misturando vigorosamente. Tempere com sal e pimenta a gosto.
2. Em uma tigela grande, coloque os tomates, o grão-de-bico, o pimentão, o pepino, as azeitonas, a salsinha, a cebola roxa, as alcaparras e a cebolinha. Despeje o molho por cima e misture bem.
3. Em um recipiente menor, pique o pão em pedaços de aproximadamente dois centímetros e meio, regue com uma colher (sopa) de azeite, polvilhe com sal e misture. Leve uma frigideira de 20 cm de diâmetro ao fogo médio, disponha-os aí e deixe-os fritar, mexendo de vez em quando, até ficarem tostados e dourados (cerca de cinco minutos). Volte para a tigela e reserve a frigideira.
4. Arrume as fatias de halloumi em um pratinho e regue com uma colher (sopa) de azeite. Aqueça a frigideira novamente em fogo de médio para alto e frite o queijo até dourar (de dois a três minutos de cada lado). Transfira para uma tábua e corte em cubinhos.
5. Acrescente à salada, com o pão, misture e sirva.
5. Macarrão com pasta de amendoim (Eric Kim)
Esse prato, além do sabor pronunciado, é rápido e pode ser preparado a qualquer hora, já que leva poucos ingredientes que todo mundo tem na despensa, como pasta de amendoim (quanto menos refinada, melhor) para a base do molho cremoso e rico em umami e um parmesão de qualidade. É ideal para o jantar de uma pessoa só, mas a receita pode ser dobrada e até quadruplicada, dependendo da necessidade. A versão vegana também é ótima, basta trocar a manteiga pelo azeite de oliva e o queijo por levedura nutricional.
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
Sal
115 g de espaguete ou 1 pacote individual de macarrão instantâneo (deixe o envelope de tempero para outra ocasião)
2 colheres (sopa) de pasta de amendoim cremosa
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de parmesão ralado bem fininho, mais um pouco para servir
1 colher (chá) de molho de soja
Modo de fazer:
1. Leve uma panela com água ao fogo até ferver (ponha um pouco de sal se usar espaguete) e cozinhe o macarrão conforme as instruções. Reserve meia xícara da água do cozimento, escorra a massa e devolva à panela. Desligue o fogo.
2. Acrescente os outros ingredientes e misture vigorosamente por um minuto, acrescentando a água às colheradas até o molho ficar brilhante e recobrir os fios. Ajuste o sal a gosto.
3. Polvilhe com mais queijo se quiser e sirva imediatamente.
6. Arroz com frango e limão-siciliano caramelizado (Dan Pelosi)
Esse prato simples, feito em uma única panela, ganha textura e um sabor adocicado graças às rodelas carameladas de limão-siciliano que vão por cima, cozidas na gordura do frango e no óleo até a polpa dissolver, o miolo ficar docinho e a casca amolecer a ponto de se tornar comestível. Por baixo, coxas de frango suculentas e um arroz cremoso que ganha sabor extra graças às azeitonas e ao orégano. A salsa fresca picadinha e um tantinho de suco de limão garantem a crocância e o frescor.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 55 minutos
Ingredientes:
4 coxas de frango com osso e pele (cerca de 700 g)
Sal e pimenta
2 colheres (chá) de orégano desidratado
Pimenta vermelha moída
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
2 limões-sicilianos
1 xícara de azeitonas Castelvetrano ou Kalamata amassadas e grosseiramente picadas
6 dentes de alho amassados
1 chalota média ou 1/2 cebola média picada bem miudinho
2 xícaras de arroz branco
4 xícaras de caldo de galinha
1/4 de xícara de salsinha picada na hora para servir
Modo de fazer:
1. Aqueça o forno a 200°C. Com papel-toalha, seque bem as coxas e tempere com uma mistura de uma colher (chá) de sal, uma colher (chá) de pimenta e uma colher (chá) de orégano, mais uma pitada de pimenta vermelha moída.
2. Leve uma caçarola ou panela de ferro grande ao fogo de médio para alto com óleo, deixe aquecer por alguns minutos, disponha as coxas com a pele para baixo e deixe fritar, sem mexer, até que se soltem sozinhas do fundo (cerca de cinco minutos). Retire-as e reserve.
3. Corte um limão-siciliano em rodelas de aproximadamente cinco milímetros, coloque-as na panela e deixe cozinhar até ficarem macias e carameladas (dois minutos). Retire-as e reserve.
4. A seguir é a vez das azeitonas, do alho, da chalota e de uma mistura de uma colher (chá) de sal, uma colher (chá) de pimenta e uma colher (chá) de orégano. Frite em fogo de médio para baixo, raspando para tirar a casquinha que grudou no fundo até o alho ficar cheiroso (de dois a três minutos). Aumente o fogo, acrescente o arroz e o caldo, misture e tampe até começar a borbulhar (cinco minutos).
5. Retire do fogão, coloque as coxas com a pele virada para cima e as cubra com as rodelas. Tampe e leve ao forno para terminar o cozimento (de 25 a 30 minutos). Sirva polvilhado com salsa picada na hora e um tiquinho de suco de limão.
7. Bolo pudim de chocolate de micro-ondas (Samantha Seneviratne)
Fazer bolo no micro-ondas pode não ser a opção mais tradicional, mas não só facilita como deixa o processo super-rápido – e o resultado desta receita é uma sobremesa quentinha e cremosa, com textura de pudim. É só misturar os ingredientes, cobrir com chocolate em pó, açúcar e água fervente, e levar ao forno na potência máxima. (Não se esqueça de tirar o sorvete do freezer para amolecer um pouquinho enquanto o bolo assa.) Ao fim do processo, você terá um bolo bem molhadinho embaixo e uma cobertura intensa por cima. A única pegadinha é saber quando está pronto, já que o tipo de micro-ondas e o tamanho do prato podem variar um tanto; tire quando perceber uma textura firme borbulhando na superfície. Mas não se preocupe se não alcançar o ponto, porque o processo de cocção vai continuar até que esfrie. O café instantâneo é opcional, mas dá uma profundidade toda especial ao sabor.
Rendimento: de 4 a 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
Para a massa:
6 colheres (sopa) / 86 g de manteiga sem sal em pedaços
1/4 de xícara / 60 ml de leite integral
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de café instantâneo ou expresso (opcional)
3/4 de xícara / 165 g de açúcar mascavo escuro
1 xícara / 128 g de farinha de trigo
1/3 de xícara / 32 g de chocolate em pó natural não adoçado
1 colher (chá) de sal kosher
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Para a cobertura:
1/2 xícara /110 g de açúcar mascavo escuro
1/4 de xícara / 24 g de chocolate em pó natural não adoçado
1/4 colher (chá) de sal kosher
3/4 de xícara de água fervente
sorvete para acompanhar
Modo de fazer:
1. Prepare a massa: coloque a manteiga em um pirex com medidas entre 20 e 22 cm de comprimento, 20 e 22 cm de largura e 3,8 e 5 cm de largura e leve ao micro-ondas para derretê-la em intervalos curtos.
2. Misture o leite, a baunilha e o café instantâneo (se optar por ele). Acrescente o açúcar mascavo, a farinha, o chocolate em pó, o sal, o fermento e o bicarbonato, misturando até obter uma massa homogênea.
3. Prepare a cobertura: em uma tigelinha, misture o açúcar mascavo, o chocolate e o sal e distribua sobre a massa.
4. Despeje a água quente por cima.
5. Asse em potência máxima até começar a ver a massa firme se levantando em vários pontos e a calda, engrossando (de cinco a sete minutos). Não se preocupe se tiver de interromper o processo para saber se está no ponto, mas não se esqueça de que ele continuará até que o bolo fique completamente frio.
6. Sirva ainda quente com o sorvete.
c. 2024 The New York Times Company