Prazer, eu sou a ex do seu atual: será que dá pra conviver bem?
É preciso, mas nem todo mundo consegue, ter uma relação saudável com as novas parceiras dos ex-companheiros. Veja dicas dos especialistas
Viva a Vida|Deborah Bresser, do R7

É possível se dar bem com a nova mulher do seu ex? Em uma enquete rápida, realizada no Facebook do R7, as respostas confirmam o quanto essa é uma relação complexa. De 5,6 mil participantes, 4 mil disseram não; outros 1,6 mil garantiram que sim. A forma como a atual trata os filhos do ex-casal parece ser determinante para o destino desse triângulo.
"Não e explico porquê. Eu e ele temos um filho e a atual dele não deixou o pai convidar nosso filho para o casamento deles. Disse que era para ele esquecer o passado, que isso não tinha mais importância e que agora era vida nova. Quando você se relaciona com alguém que tem filho é necessário aceitar o pacote todo. Eles estão juntos há uns 8 anos e ela nunca nem chegou perto do meu filho", relatou uma internauta.
Outra conta que a atual do ex é quase uma irmã. "Cuidou da minha filha como se fosse filha dela. Ela, o meu ex e seus 2 filhos se sentam na minha casa para comer na minha mesa. Eu também vou à casa deles normalmente. Eu a amo como se fosse minha irmã."
As respostas vão desde "temos uma relação de cordialidade, mas o mais importante é que ela 'adotou' meus filhos e os ama de verdade" até "depois das maldades que fez a meu filho quero distância dessa cobra peçonhenta".
Marina Simas, psicóloga e sócia-diretora do Instituto do Casal, confirma que, por sua experiência no consultório, se os novos parceiros tratam os filhos muito bem a chance de formar um vínculo é maior. "A ex-mulher pode ligar para a atual para falar de mala, viagem, escola, rotina, de forma carinhosa e respeitável. Isso ocorre principalmente quando ambos já estão em novos relacionamentos. Se um vai pra frente o outro não, o 'terceiro elemento' aparece como ameaça", explica.
Quem instaura a paz?
Entre os famosos, há tanto exemplos de quem opta pela civilidade, como Grazi Massafera, Cauã Reymond e Mariana Goldfarb, onde o respeito mútuo prevalece entre ex e atual, quanto dos que partem para a guerra, caso de Mileide Mihaile e Thyane Dantas, a ex e a atual de Wesley Safadão.
Grazi Massafera e Mariana Goldfarb dão aula contra rivalidade feminina
Para o psicólogo Oswaldo M. Rodrigues Jr., fundador e diretor do Instituto Paulista de Sexualidade, a responsabilidade pelo bom andamento cabe a quem é o elo entre os envolvidos. "É ele que tem a responsabilidade de não provocar nenhuma delas. Os homens, no caso, têm de avaliar suas ações e palavras, sabendo que podem produzir consequências negativas. Precisam se questionar: para eu viver bem preciso disso?"
De acordo com o especialista, é preciso ver como se estabeleceu o primeiro relacionamento e como se desfez. "Alguns vão decidir individualmente que aquele casamento não faz mais sentido. No caso de um casal que se separa sem consenso, é preciso ver como cada um lida com a frustração. Muita gente se casa com base em fantasias infantis. Não foi uma escolha elaborada pelo casal, estão só cumprindo uma função que deveria ser assim. Se termina, vão precisar lidar com a frustração num limite e numa situação delicada", esclarece.
Marina Simas, do Instituto do Casal, pondera que quando a mulher não tem autonomia financeira a tendência a uma catástrofe é maior, da mesma forma que homens que não sabem viver sem a mulher tendem a ficar obsessivos. Faltam recursos emocionais para que superem o fim do relacionamento e aceitem novos parceiros. A vida vira um inferno pra todo mundo.
Exemplo positivo
O ideal seria que todos, homens e mulheres, pudessem seguir o exemplo da canadense Madison Holley e seu ex-marido, Tyler Mcilveen, revelado em um post no início de outubro. Ela postou uma foto do ex e do atual marido com os respectivos filhos deixando o hospital quando deu à luz seu caçula, fruto de seu novo casamento.

Madison achou que era importante para o filho mais velho, Cade, ter o pai por perto em um momento tão importante como conhecer o novo irmão. Tyler foi ao hospital e ficou ao lado de Cade, Madison e seu atual marido neste momento. Na imagem, os dois homens e os dois meninos aparecem juntos e de mãos dadas saindo da maternidade. Detalhe: quem ajudou na aproximação de Madison com o ex foi a atual dele, Karin. Foi ela quem insistiu para que o ex-casal conversasse e se entendesse pelo bem do menino.
Mulher sai da maternidade ao lado do ex e do atual marido e post viraliza
“Hoje, nós quatro nos damos muito bem e celebramos datas especiais, como a Páscoa, juntos. A Karin é uma grande amiga. Na minha nova opinião, o melhor é sempre ter relacionamentos positivos com todos os envolvidos com a criança”. A civilidade perfeita.