Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Achamos em Minas
Publicidade

Desta vez, nosso destino é a pequena Moeda

Localizada na região metropolitana de BH, Moeda tem atrativos muito interessantes

Achamos em Minas|Do R7 e Luciana Katahira

E de estrada em estrada, vamos descobrindo novas histórias. O bom de viajar é ter a certeza que todos os lugares podem ser surpreendentes, basta termos o olhar atento para que o inesperado aconteça. E, desta vez, fomos fisgados pelos encantos de Moeda.

Moeda é uma pequena cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, de apenas 5 mil habitantes. Pequena no tamanho, mas cheia de curiosidades que nos surpreendem. Sua história, por exemplo, tiveram início com a criação de uma fábrica clandestina de cunho de moedas, daí a origem do seu nome. Ainda hoje podemos encontrar as ruínas desta fábrica que atualmente é Patrimônio Histórico da cidade. 

Ruínas da antiga casa de cunho de moedas, em Moeda
Ruínas da antiga casa de cunho de moedas, em Moeda Ruínas da antiga casa de cunho de moedas, em Moeda (Foto Mauro Ferreira)

Ao chegarmos em Moeda fomos recebidos pela Lucilene, secretária de Cultura e Turismo do município e apaixonada pelas histórias daqui. Batemos um papo animado e curiosidades não faltaram. E foi ela que nos levou para conhecer diversos cantinhos da cidade.

Entrevista com Lucilene Antunes
Entrevista com Lucilene Antunes Entrevista com Lucilene Antunes (Foto Mauro Ferreira)

Uma parada obrigatória para quem passa por aqui é o Bar do Raimundo, ponto de encontro tradicional de moradores e turistas. O bar foi fundado pelo Raimundo e seu irmão em 1949, mas há alguns anos é o Ernani, filho do seu Raimundo, que administra tudo por aqui.

Publicidade

E, com muito bom humor, o Naninho, como é conhecido, nos contou, com orgulho, as histórias do seu pai e do bar, que é o tipo de lugar que você encontra de tudo um pouco, passando por antiguidades, produtos do dia a dia, tira gostos, até conversas bem animadas. Tudo regado com muita diversão.

E é esse “jeitim mineiro“ do Naninho que faz do bar do seu Raimundo um lugar único. Por falar em “jeitim mineiro“, Moeda, apesar de estar tão próxima da capital, ainda conserva a tranquilidade e a hospitalidade do interior. Aqui, tudo é motivo para um dedo de prosa e um bom cafezinho. E foi assim que andando pra lá e pra cá, encontramos uma deliciosa receita típica do interior mineiro: a carne na lata... Hum... Impossível resistir…

Publicidade
Carne na lata: delícias de Moeda
Carne na lata: delícias de Moeda Carne na lata: delícias de Moeda (Foto Mauro Ferreira)

Depois de nos deliciarmos com as iguarias locais, partimos para explorar as belezas naturais de Moeda e, guiados pela Franciele, que é filha da terra e também apaixonada por tudo isso aqui, descobrimos que a cidade também pode ser o destino ideal para quem quer passar bons momentos na natureza. A dica dela foi essa cachoeira linda aí.

Visitando as belezas naturais de Moeda
Visitando as belezas naturais de Moeda Visitando as belezas naturais de Moeda (Foto Mauro Ferreira)

E para encerrar nossa jornada com chave de ouro, nos deparamos com uma hospedagem super divertida e peculiar, inspirada no universo do filme Hobbit. Um verdadeiro charme que nos fez sentir como se estivéssemos em uma aventura épica! Olha que lindeza!

Publicidade

E como toda boa história merece uma trilha sonora, fomos presenteados pelo violeiro e cantor Higo Moura com uma música linda homenageando Moeda.

Para conhecer um pouco mais sobre Moeda, assista abaixo ao programa completo e não se esqueça de conferir outros episódios de "Achamos em Minas" no Play Plus. Prepare-se para se surpreender e encantar com as maravilhas escondidas de Minas Gerais.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.