Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Achamos em Minas
Publicidade

Você já ouviu falar de Serra dos Alves? 

Imagine um lugar onde tudo é sossego e o tempo parece passar mais devagar

Achamos em Minas|Luciana Katahira e Luciana Katahira

Bem vindos à Serra dos Alves
Bem vindos à Serra dos Alves Bem vindos à Serra dos Alves (Mauro Ferreira )

Serrá dos Alves é um lugar onde a tranquilidade toma conta da gente e os ponteiros do relógio parecem desacelerar para aproveitarmos cada segundo. O tempo tem seu próprio ritmo, mais sereno e generoso, aqui não existem pressas nem urgências Os ruídos da cidades são substituídos pelo canto dos pássaros e por silêncios difíceis de encontrarmos em outros lugares. Serra dos Alves é um vilarejo perdido entre as montanhas de Minas, um encanto que todos deveriam conhecer. Se este pequeno paraíso ainda não está na sua lista de desejos, pode acrescentá-lo. Eu garanto... Serra dos Alves é daqueles lugares que a gente nunca mais esquece. 

Serra dos Alves é um encanto sem fim
Serra dos Alves é um encanto sem fim Serra dos Alves é um encanto sem fim (Foto Mauro Ferreira)

Quando cheguei no vilarejo fiquei impressionada com a grandeza de tanta simplicidade. Casas rodeiam a praça principal, senhoras observam a vida de suas janelas, senhores com seus chapéus passam por nós e nos cumprimentam com o tradicional “ooopaaa!” tão característico do povo mineiro e as crianças brincam tranquilamente na praça. Aqui não há correria.

Para se apaixonar
Para se apaixonar Para se apaixonar (Mauro Ferreira)

Ao pé de uma serra linda, em meio a natureza e com esse ritmo de vida bem particular, o vilarejo é o lugar ideal para recarregarmos as energias. Um oásis de sossego a apenas 100 km da capital mineira, localizado no distrito de Senhora do Carmo, no município mineiro de Itabira, o vilarejo tem em torno de 100 habitantes e é cercado por cachoeiras, cânions, trilhas e natureza exuberante.

Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque
Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque (Mauro Ferreira)

Chegando lá fomos recebidos pelo Carlos Andrade, presidente do Instituto Bromélia, conhecido como Cabeça, e foi ele que nos levou para esse passeio entre histórias e visuais incríveis da região. Entre uma prosa e outra ele nos contou diversas curiosidades do lugar, falou sobre as delícias de viver em um local assim e, claro, nos fez caminhar… Para quem gosta de natureza, aqui é o lugar ideal, para qualquer lado que andamos, descobrimos lugares maravilhosos e uma diversidade de paisagens que surpreendem e encantam.

Publicidade
Carlos Andrade, presidente do Instituto Bromélia
Carlos Andrade, presidente do Instituto Bromélia Carlos Andrade, presidente do Instituto Bromélia (Mauro Ferreira)

Começamos o dia cedo e nosso primeiro passeio foi subir a famosa Serra dos Alves, serra que deu nome ao vilarejo, foram aproximadamente 5 km de caminhada. No caminho é possível encontrar uma diversidade de flora que chama a nossa atenção. É uma caminhada tranquila, de muita contemplação e belezas. E chegando lá em cima… o visual e de tirar o fôlego…

Visual Serra dos Alves
Visual Serra dos Alves Visual Serra dos Alves (Mauro Ferreira)

Revigorados com este visual incrível, descemos a serra cheios de disposição para conhecer os outros atrativos daqui. Programas para quem curte a natureza não faltam e, como essa região é conhecida por suas diversas cachoeiras, fomos em busca de uma das mais famosas, a Cachoeira do Bongue. E ela é incrível! Chegamos em um dia que ela estava muito cheia, aquele dia perfeito para contemplarmos a força da natureza, infelizmente, não deu para dar um mergulho, mas valeu a pena pela beleza que vimos ali. Com cerca de 50 metros de altura, é um dos principais pontos turísticos de Serra dos Alves.

Publicidade
Cachoeira do Bongue
Cachoeira do Bongue Cachoeira do Bongue (Mauro Ferreira)

Além das cachoeiras, os parques naturais de Serra dos Alves também são um grande atrativo e valem a pena conhecer. O Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque, por exemplo, é daqueles lugares inesquecíveis que atrai turistas não só de Minas, mas de todo Brasil. Foi criado em 2008 e 95% das pessoas que fazem a gestão dele, através do Instituto Bromélia, são moradores da comunidade.

Com diversas cachoeiras, o parque esconde tesouros naturais que impressionam qualquer um que passe por ali. Visitamos dois dos principais pontos de lá: a Cachoeira Dois Córregos e o Caniôn dos Marques, pra falar a verdade, não sei qual dos dois foi o meu preferido. Ambos são lindos e incríveis. Só mesmo fazendo este passeio para entender a grandeza de tudo ali. A caminhada é tranquila. Fomos em um dia que o sol forte intercalava com pancadas de chuva e tudo foi pura diversão.

Publicidade
Cachoeira Dois Córregos
Cachoeira Dois Córregos Cachoeira Dois Córregos (Mauro Ferreira)

Muito mais do que uma atração turística, o Parque Alto Rio do Tanque é uma experiência que nos conecta de uma forma única com a natureza, o único ponto ruim é que, como tudo tem seu fim, tivemos que nos despedir do parque.

Terminamos o dia batendo papo com alguns moradores dali. A simplicidade, a generosidade e a hospitalidade fazem de Serra dos Alves um lugar mais especial ainda. E, ao som do Cabeça, nosso anfitrião nesse lugar tão especial, terminamos nosso passeio. 

Serra dos Alves é esse refúgio de tranquilidade, onde não existe espaço para a agitação do mundo, um lugar onde conseguimos nos desconectar das preocupações e somos convidados a relaxar e contemplar as belezas dessas nossas Minas tão gerais. Quer conhecer um pouquinho mais? Então assista o programa na íntegra aqui. 

Para assistir outros episódios do Achamos em Minas, acesse o Play Plus e faça uma boa viagem :) 

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.