Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Adega do Déco

Ceia de Natal perfeita: saiba como escolher os vinhos certos para cada prato

Aprenda a escolher o vinho perfeito para acompanhar cada prato típico das festas de fim de ano

Adega do Déco|André RossiOpens in new window

Cada prato da ceia harmoniza com um vinho específico Imagem criada por IA via Leonardo.IA

Tender, Chester, peru, panetones, frutas secas, nuts e muito mais. Chegou a hora das orgias gastronômicas sem fim e de vários quilos a mais na balança! E, junto com essas comidas todas, claro, vêm as bebidas.

É neste momento que muita gente trava e não sabe o que servir para tornar esses momentos especiais ainda mais especiais. Então, listarei aqui algumas combinações mais tradicionais e os tipos de vinho que tendem a harmonizar melhor com cada uma delas.

Lembrando, novamente, que isso é algo muito pessoal e que o importante é saborear aquele prato que estamos com vontade, acompanhado do vinho que queremos!

Tender e pernil

São carnes de porco, ou seja, são gordurosas e pedem vinhos com mais acidez para contrastar com essa gordura. Esses pratos são intensos e exigem vinhos de boa intensidade para equilibrar o paladar.


Brancos feitos com as uvas Riesling, Chardonnay ou Chenin Blanc — sendo as duas últimas preferencialmente com uma leve passagem por madeira — ou até mesmo tintos leves, como o Pinot Noir, harmonizam super bem com esse tipo de prato.

Esses vinhos ajudam a “limpar” o paladar da gordura, deixando uma sensação agradável na boca.


Peru e Chester

Por serem mais leves e classificados como aves, combinam melhor com vinhos brancos leves, espumantes e rosés. Boas opções incluem vinhos brancos como o Torrontés, a uva branca mais importante da Argentina, ou o Sauvignon Blanc, que costuma resultar em vinhos mais leves e bem aromáticos.

A Sémillon, que tem um pouco mais de corpo e boa acidez, também pode brilhar ao lado desses pratos. Outra excelente escolha são os espumantes ou rosés em geral.


Nuts

Como amêndoas, nozes, castanhas, amendoim e outros geralmente são servidos como aperitivos, e o ideal é pensar em um vinho que “abra os trabalhos”. Eles harmonizam muito bem com espumantes secos e com Jerez Fino ou Manzanilla, que são vinhos fortificados do sul da Espanha.

Panetones e chocotones

Harmonizam com vinhos específicos. O panetone com frutas cristalizadas combina perfeitamente com espumantes demi-sec, que têm uma leve doçura, ou até mesmo com algum vinho Late Harvest (Colheita Tardia), mais doce.

Já os chocotones vão muito bem com vinhos do Porto, por exemplo. Para quem optar por algo mais leve, como frutas frescas — cerejas, lichias e outras —, um espumante moscatel é uma escolha certeira!

Tenho certeza de que essas comidas, que já são deliciosas por si só, ficarão ainda melhores com o acompanhamento certo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.