Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Rei Charles III recomenda e os brasileiros agora podem provar espumante inglês

O espumante favorito do Rei Charles III, o Gusbourne Exclusive Release, agora chega ao Brasil como o primeiro espumante inglês a ser importado por aqui. 

Adega do Déco|Do R7 e André Rossi

Os espumantes são realmente bebidas apaixonantes e cheias de significado. São sinônimos de celebrações das mais diversas ocasiões, mas nem só de celebrações eles vivem. São vinhos muito consumidos no mundo todo e sua produção se dá em vários países e regiões. Mas sem dúvida nenhuma é na França, na região de Champanhe, que eles alcançam seu status máximo de imagem e de luxo.

Isso quer dizer que são os melhores? Para muita gente, sim. Mas sempre digo que gosto é pessoal e cada um tem o seu. Por isso, não acho certo cravar qual é melhor, afinal existem grandes espumantes em várias regiões produtoras na Europa como Franciacorta (Italia), Cava (Espanha), Borgonha, Loire, Limoux e Alsácia com seus Cremants na França, os Sekts na Alemanha e alguns portugueses também.

No Novo Mundo, os brasileiros sem dúvida têm muita qualidade. Argentinos tem evoluído muito neste segmento também, sul-africanos com seus Cap Classiques, australianos e neozelandeses... Enfim, a lista é extensa.

Vinhedos da Vinícola Ingles Gusbourne
Vinhedos da Vinícola Ingles Gusbourne Vinhedos da Vinícola Ingles Gusbourne

Mas um país tem crescido bastante na produção, tanto na quantidade como na qualidade. A Inglaterra! Com um histórico de altíssimo consumo de Champanhes – após a França, é o país que mais consome Champanhes no mundo – eles têm um histórico antigo de produção, que tem registros de alguns ensaios no Século XVII, mas apenas 1984 é que se tem registro da primeira produção em escala comercial.

Publicidade

As regiões produtoras estão basicamente no sul do país, especialmente no sudeste, onde estão 75% dos vinhedos plantados. Marcas fortes como Nyetimber e Ridgeview são as mais conhecidas por lá e por quem acompanha a evolução dos excelentes espumantes ingleses.

Por aqui, não achávamos ainda nada vindo da terra da Rainha. Eu disse “achávamos”, no passado, pois recentemente começamos a receber por aqui a primeira marca de espumantes ingleses importada para o Brasil. E não é qualquer marca.

Publicidade
Espumante Inglês Gusbourne, o preferido do Rei Charles III, agora no Brasil.
Espumante Inglês Gusbourne, o preferido do Rei Charles III, agora no Brasil. Espumante Inglês Gusbourne, o preferido do Rei Charles III, agora no Brasil.

Gusbourne é uma vinícola que fica em Kent, mas que tem vinhedos também em Sussex, ambas na região sudeste do país e ela tem um embaixador mais do que importante: O Rei Charles III, monarca britânico que declara que o Gusbourne Exclusive Release Brut é seu preferido.

Produzido com as principais uvas cultivadas na região e que são as mesmas cultivadas em Champanhe - Pinot Noir, Chardonnay e Meunier –, ele é produzido pelo método clássico (dupla fermentação, sendo a segunda em garrafa) e tem um mínimo de 24 meses de contato com as leveduras, o que confere a ele muita complexidade e um preço salgado, que acompanha alguns dos melhores espumantes de outras regiões e alguns champanhes mais conhecidos. R$ 599,00 no site da Divvino, mas a Rede Angeloni, em Santa Catarina, parece que também está trazendo.

Aos amantes das borbulhas, vale experimentar pela experiência de provar um espumante inglês e para ver que a qualidade deles realmente acompanha os melhores de outras regiões. Eu pessoalmente não provei este para dar minha opinião, mas se seguir o padrão de Nyetimber e Ridgeview, que eu já experimentei, vale a pena! Além do fato de que o Rei não deve ter seu queridinho à toa...

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.