Caridade divulgada é vaidade? Bom se todos fizessem esse marketing
Muita gente está criticando MC Mirella e outros famosos por ajudar um senhor agredido após tentar furtar comida e divulgar a atitude
Blog da DB|Do R7 e Deborah Bresser
A mobilização de famosos para ajudar um senhor filmado sendo agredido pela dona de um mercado em Matinhos, no litoral do Paraná, tem gerado uma reação estranhíssima por parte do público.
Famosos ajudam senhor que foi agredido após furtar comida
Identificado como Vanderlei, o suspeito tentou furtar pão e salame, mas foi flagrado com os alimentos dentro da calça. Em um vídeo, o homem aparece apanhando da dona do mercado e admite que pegou as comidas porque estava com muita fome.
MC Mirella vai à casa de homem que foi agredido após furtar comida
Diante das imagens, MC Mirella pediu ajuda nas redes sociais para localizar o senhor e disse que gostaria de ajudá-lo a se alimentar por um ano, no que foi seguida por Carlinhos Maia e Kevinho. Foi o que bastou para que inúmeras vozes se levantassem contra o trio, acusando os artistas de quererem se promover em cima da história.
"Só acredito em bondade quando ela é anonima, quando tem mídia envolvida é puro marketing", disseram.
Engraçado, né? Todo mundo vive reclamando que ninguém faz nada para ajudar o próximo e quando alguém resolve fazer isso publicamente vira um saco de pancadas. Qual o problema em falar que está querendo colaborar e fazer algo de bom para alguém? O importante é ajudar!
Imagine que ótimo seria se todos resolvessem fazer marketing fazendo caridade e ajudando o próximo. Na verdade, acredito que a iniciativa, muito mais do que jogar os holofotes pra cima dos famosos, é uma forma de gerar uma onda positiva. Um que ajuda puxa o outro, é um bom exemplo e pode incentivar outras iniciativas semelhantes.
Marquezine rebate críticas sobre trabalho voluntário: "Vai fazer algo útil"
Quem está falando que é marketing, por acaso já ajudou alguém? A caridade não tem valor só se for feita sem alarde. Para muita gente essa é a regra, mas não ser não tira seu valor.
O mesmo vale para as críticas que Bruna Marquezine tem recebido por estar em Angola para ajudar projetos da ONG Aldeia Nissi. A atriz compartilhou imagens de seu trabalho social e, de novo, veio gente de todo lado dizer que caridade tem de ser anônima.
“Se você faz, continue fazendo. Mas também é muito fácil falar que a caridade tem que ser anônima quando não se faz nada. Compartilhar momentos e histórias pedindo ajuda aos menos favorecidos não é buscar confetes e holofotes. É fazer com que mais pessoas conheçam a causa/projetos e que essas pessoas sejam influenciadas a ajudar também. Resumindo: para de falar merda na internet e vai fazer alguma coisa útil”, rebateu.
No caso do senhor faminto agredido por furtar comida, a divulgação da intenção de MC Mirella foi necessária inclusive para a localização dele. Ela pediu ajuda pra encontrá-lo. E, sem isso, não teria mobilizado Kevinho e Carlinhos Maia, e quem mais topar ajudar.
Que tal parar de criticar, arregaçar as mangas e fazer algo de bom para as pessoas?
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.