Gesto obsceno de Sassá revela imaturidade e falta de respeito
Jogador do Cruzeiro quis "imitar" Ronaldinho Gaúcho e reproduziu pose que também já foi feita por Neymar
Blog da DB|Deborah Bresser

Nossa, que engraçadão o Sassá, né? Na foto do elenco do Cruzeiro, tirada no Mineirão antes do primeiro jogo do time na temporada, 2018, realizado na quarta-feira, o atacante Sassá aparece na fila de trás, mas o gesto que fez com as mãos não escapou ao olhar atento da torcida.
Numa clara demonstração de infantilidade, Sassá faz o que seria o símbolo do órgão sexual feminino, imitando (ou homenageando) o jogador Ronaldinho Gaúcho, que já fez o mesmo papelão no Barcelona. Como Ronaldinho anunciou sua aposentadoria, pode ser que Sassá tenha apenas desejado homenagear seu ídolo. Que jeitinho tosco de fazer isso, não?

Neymar foi outro que já deu a mesma derrapada quando jogava no time catalão. Por aqui, não só jogadores de futebol parecem gostar do gesto simbólico. Em abril de 2017, um grupo de estudantes do curso de medicina da Universidade de Vila Velha (UVV) causou polêmica nas redes sociais ao compartilhar uma imagem em que aparecem sete rapazes trajados com jalecos da instituição capixaba e um estetoscópio no pescoço. Porém, o grupo está com as calças abaixadas e fazendo um gesto com as mãos típico de uma simulação de uma genitália feminina.

A foto foi publicada pelos próprios alunos, que usaram a hashtag #pintosnervosos. No caso dos futuros médicos, a repercussão foi negativa e até o CRM local disse que se já fossem médicos formados caberia punição. Como não eram, nada aconteceu. Ficou apenas a incômoda sensação de que esses caras babacas estarão nos consultórios e hospitais clinicando num futuro próximo.
O que há de errado em fazer um gesto desses? Se fosse uma mulher atleta mandando um dedo do meio numa foto oficial de seu time também não pegaria nada bem... A questão, no entanto, vai mais longe.
É aquele típico comportamento imaturo masculino, que ainda associa a fama de "pegador" com o cara que se dá bem, como se "comer mulher" fosse uma espécie de troféu. Ronaldinho Gaúcho, como outros tantos jogadores, tem uma imagem ligada a animadas baladas privadas, com muitas convidadas.
A homenagem pode até ser "justa", mas é de uma falta de respeito absoluta para com as mulheres. A torcida, na Internet, só achou graça. Piadinha ruim de moleque...