Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Festas de fim de Ano e os cuidados com a alimentação

Nutricionista dá dicas para comer corretamente e aproveitar a ceia em família

Como Ser Saudável|Do R7

Festas de fim de ano são também sinônimo de "comilanças de fim de ano". Eu sei que ninguém gosta de se privar nessa hora, e o primeiro erro que as pessoas cometem é desistir antes mesmo de começar a batalha. Na verdade, muitas vezes celebramos o Natal antes que ele chegue. As montras de Novembro lembram-nos que as férias de Natal se aproximam, e dão-nos vontade de aproveitar ao máximo esta época, sem nos privarmos – 'É feriado, depois resolvo-me' – depois muitos jantares, um a seguir o outro: festas de Natal de empresa, festas com amigos, petiscos pré-natalícios com familiares… por isso, devemos estar atentos a uma alimentação equilibrada durante todo o tempo e limitar o que consumimos. Podemos nos permitir excessos durante a semana do Natal, não antes!

Hoje quero te ajudar a selecionar melhor estes alimentos e alguns ingredientes e técnicas de preparo. Por isso, convidei a nutricionista Letícia Manduca, que preparou uma listinha muito bacana. 

nutricionista Leticia Manduca
nutricionista Leticia Manduca nutricionista Leticia Manduca

- Procure escolher bebidas como gin e vinho tinto seco. Evite os destilados cuja porção supera 200 kcal por dose, como whisky e cerveja;

- 2 taças de vinho tinto possuem cerca de 10g de carboidratos;

Publicidade

- Prepare as sobremesas com leite desnatado, versões diet ou light do creme de leite e prefira adoçante culinário. Estas trocas podem reduzir em até menos 100 kcal o preparo;

- No preparo de entradas e antepastos, utilize azeite e ervas frescas. Torradas integrais e de arroz são ótimas opções;

Publicidade

- Procure manter uma quantidade em torno de 300g no prato, dividindo as proteínas e carboidratos da refeição;

Se você for o cozinheiro, procure alternativas no modo de preparo: troque o frito pelo assado e use temperos naturais ao invés dos industrializados.

Gostaram das dicas? Mas se mesmo assim, você setir que exagerou na Ceia, nada de compensar o exagero ficando sem comer! Assim que possível, retome a rotina e os cuidados com a alimentação e não pule refeições para ativar o metabolismo. Vale abusar dos legumes, das verduras e de algumas frutas no dia seguinte, além de praticar atividades físicas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.