Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável

Leite materno: o primeiro passo para uma vida saudável

Conheça a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mamãe

Como Ser Saudável|Renata GarofanoOpens in new window


Amamentação PEXELS

Depois de um longo intervalo (sim, seis meses, minha gente!), este blog está de volta. Não só está de volta, mas cheio de pautas que irão, definitivamente, te ajudar a conquistar uma vida mais saudável de forma prática e sem sofrimento.

E o nosso tema de hoje reproduz bem a máxima: praticidade e satisfação. Vamos falar sobre aleitamento materno?

Estamos no Agosto Dourado, uma campanha global que visa aumentar a conscientização e incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e sua continuidade até os dois anos ou mais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o leite materno o “alimento de ouro” para os bebês, sendo sua cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade desse leite, por isso o “Agosto Dourado”.

E o leite materno não é apenas um alimento, ele é tão, mas tão completo, que traz muitos outros benefícios. Vamos conhecer?


Benefícios para o Bebê

Nutrição Completa

O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê nos primeiros seis meses de vida. Ele é rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras essenciais.


Desenvolvimento Cognitivo

Segundo estudos, crianças que foram amamentadas tendem a ter melhores resultados em testes de QI e desempenho escolar. O leite materno contribui para um melhor desenvolvimento cognitivo.


Redução do Risco de Doenças Crônicas

Bebês amamentados têm menos probabilidade de desenvolver doenças crônicas como diabetes tipo 1 e 2, obesidade e doenças cardiovasculares na vida adulta.

Fortalecimento do Sistema Imunológico

O leite materno é carregado de anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra infecções e doenças. Bebês amamentados têm menor risco de desenvolver doenças respiratórias, infecções de ouvido e diarreia.

Benefícios para a Mãe

Recuperação Pós-Parto

A amamentação ajuda o útero a retornar ao seu tamanho normal mais rapidamente, reduzindo o risco de hemorragia pós-parto.

Perda de Peso

Amamentar queima calorias extras, ajudando as mães a perder o peso ganho durante a gravidez mais rapidamente.

Redução do Risco de Câncer

Estudos recentes indicam que a amamentação reduz o risco de câncer de mama e de ovário.

Aleitamento materno arquivo pessoal

Benefícios Emocionais

A amamentação promove a liberação de oxitocina, hormônio que favorece o vínculo afetivo entre mãe e filho, além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Além destes benefícios físicos para a saúde da mãe e do bebê, a amamentação proporciona outras benfentorias, como o vínculo Mãe-Bebê, que contribui para a sensação de segurança e proteção do bebê.

Como uma mulher lactante, posso dizer que dia após dia conseguimos visualizar estes benefícios em nossas vidas. Por isso vale a pena insistir mesmo quando o início da amamentação for difícil. Sim, isso pode acontecer. Nem tudo são flores e o bebê pode não pegar o bico, a mãe pode ficar estressada e o leite não fluir.

Para garantir uma amamentação bem-sucedida, seguem alguns pontos importantes:

- Preparação e Informação: Conversar com profissionais de saúde e outras mães pode fornecer informações valiosas. Participar de cursos durante a gravidez também ajuda muito;

- Ajuste da Pega: importante garantir que o bebê esteja com a pega correta para evitar dor e garantir que ele esteja recebendo leite suficiente;

- Hidratação e Alimentação da Mãe: tomar muita água e manter uma dieta equilibrada são pontos fundamentais para garantir uma produção adequada de leite;

- Paciência e Perseverança: amamentar pode ser desafiador no início. É importante ter paciência e procurar ajuda quando necessário.

E para te ajudar e também te incentivar a aderir à amamentação, convidei a consultora de aleitamento materno, Larissa Abrantes, para explicar todos os benefícios do aleitamento materno.

Como podemos constatar, a amamentação é um ato natural que oferece uma infinidade de benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. Apoiar e promover a amamentação é fundamental para a saúde e o bem-estar das famílias e da sociedade como um todo.







Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.