PEDAL: NA RUA OU NA ACADEMIA?
Cada vez mais pessoas saem para pedalar, mas o que é melhor: bicicleta ergométrica ou a bike normal? Leia e descubra!
Como Ser Saudável|Do R7

Nos últimos anos, andar de bicicleta virou hábito de muitas e muitas pessoas ao redor do mundo! Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) em 2021, há mais bicicletas rodando pelo Brasil. A Associação também divulgou que a malha de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas capitais cresceu 40,8% em relação a 2018, sendo São Paulo a cidade brasileira com maior malha cicloviária.
Além de ser um ótimo exercício físico, é uma escolha sustentável como meio de transporte; afinal, ajuda a preservar o meio ambiente dos gases poluentes. Mas será que qualquer pessoa está apta a pedalar? É preciso algum preparo específico? Bike indoor é mais eficiente para que quer um treino pesado?
Para responder esta e outras perguntas, convidamos a Prof. Ms. em Ed. Física e Preparadora Física, Camilla Grans, para bater um papo sobre ciclismo.
Qualquer pessoa pode escolher o ciclismo atividade física?
Sim! Todos podem. Lembrando que deve respeitar as limitações e a individualidade de cada um. Tudo pode ser adaptável.
Quais seriam estas limitações?
Saber andar de bicicleta, ter os materiais de segurança como capacete, luvas, óculos para proteção e bermuda apropriada para prática. Lembrando que andar de bicicleta é um exercício que trabalha o equilíbrio, consciência corporal, inteligência espacial, tempo de reação entre outras capacidades e habilidades físicas.
E qual a diferença entre pedalar pelas ruas e fazer uma aula de spinning?
Pedalar na rua requer muita cautela, maior atenção, equilíbrio, maior cuidado pois temos influência externa, carros, pedestres, respeitar as leis de trânsito.
O ciclismo na rua é como se estivéssemos andando de “moto”; temos que ter atenção e respeito a pedestres, outros meios de locomoção por exemplo.
Além disso, infelizmente não são todos que respeitam os ciclistas, uma vez que este ande fora de ciclovias ou ciclofaixas. Existe risco de queda, colisão e acidentes também.

Além disso a técnica muda em alguns aspectos pois bike estática não precisamos ter tanto equilíbrio. Realizar subidas de pé na bike no spinning, apenas o corpo mexe, e quando pedalamos na rua, tanto a pessoa que está andando quanto a bicicleta precisam ter uma sincronia.
O spinning é uma ótima alternativa de atividade para quem gosta de pedalar e tem medo de realizar esta atividade na rua, seja por assalto ou por acidentes.
Agora uma coisa precisamos deixar claro: temos que levar em consideração que pedalar na rua é muito mais completo, pois trabalhamos outras capacidades e habilidade, como por exemplo o tempo de reação ou encarar uma subida. É desafiador.
Existe um treino preparatóio específico para quem pedala?
Existem várias formas de trabalhar a parte física para quem quer pedalar.
Na minha opinião o que se deve dar maior ênfase é no fortalecimento de CORE, pois a postura/ posicionamento na bike é muito importante. Também usamos muito a musculatura estabilizada para ter melhor performance e técnica na bike.
Quantos minutos de pedal por dia são considerados ideais?
O ideal para prática de ciclismo para iniciantes seria de 2x na semana.
Mas como sabemos que muitos não tem essa disponibilidade e acabam usando a bike apenas de final de semana, reomendamos de 45’ a 1h de atividade está ótimo.
Bike é um esporte que é viciante e desafiador. Conseguimos ver a evolução rapidamente e isso motiva a maior frequência e tempo de prática.

Qual dica você dá para quem quer começar a pedalar?
Usar equipamentos de segurança e escolher um local seguro para o início desta atividade.
Além disso, o ideal mesmo seria realizar um bike fit que é onde um profissional qualificado realiza as medições e faz ajustes da bike para melhor conforto e performance do sujeito que irá pedalar. E claro, super importante: fazer os exames cardíacos e gerais para saber se está apto para a prática.