Por que tomar magnésio?
Como Ser Saudável|Do R7
Atualmente, a falta de tempo para cuidar da saúde e da alimentação, acaba levando muitas pessoas ao médico com as mais diversas queixas. As mais comuns são dores musculares, dores de cabeça, cãibras e tonturas.
Mas preciso te contar uma coisa que muita gente não sabe: todos esses sintomas podem estar relacionados à carência de magnésio no organismo. É isso mesmo!
E para nãodeixar dúvidas sobre esta minha confimração, conversei com o médico nutrólogo e do esporte, o doutor Daniel Bratan.
Doutor Daniel, para que serve efetivamente o magnésio?
Ele está envolvido em mais de 300 reações metabólicas que ocorrem diariamente em nosso corpo, desempenhando um papel fundamental na produção de ATP (energia celular), no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, na formação de ossos e dentes, no equilíbrio dos eletrólitos, funcionamento muscular e neuromuscular e no processo de divisão celular.
Em quais alimentos podemos encontrar o magnésio?
Abacates, nozes, amêndoas, leguminosas, peixes gordurosos, chocolate amargo e sementes de abóbora.
Se encontramos o magnésio nos alimentos, por que o suplemento também é recomendado?
Hoje em dia, frente a grande parte dos alimentos serem industrializados e processados, a maior parte da população sofre de disbiose intestinal ( desbalanço da flora, onde temos mais bactérias ruins do que boas - dificultando a absorção ), desse modo a absorção de nutrientes fica comprometida sendo necessário a suplementação.
E doutor Bratan, qual a quantidade recomendada?
São necessários 420mg para os homens e 320mg para mulheres diariamente. Crianças também necessitam porém a necessidade varia com a faixa etária.
Ainda que você tenha uma dieta saudável, é difícil atingir os níveis diários ideais apenas com a alimentação; portanto, é importante procurar um médico para ele prescrever a quantidade recomendado para você suplementar.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.