Quadrobics: a tendência fitness das redes que imita animais e promete transformar o corpo
Será apenas uma moda passageira ou um novo jeito de treinar e se expressar? Especialistas explicam
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Se você navegou pelas redes sociais recentemente, provavelmente já se deparou com vídeos de pessoas se movimentando como animais pelo chão, em uma prática que mistura força, coordenação e criatividade. É o Quadrobics, a nova febre fitness que une exercício físico e expressão corporal de forma lúdica.
Embora não dependa de acessórios específicos, alguns praticantes incorporam elementos cênicos, como máscaras, luvas ou até rabos artificiais, para reforçar a semelhança com os animais e dar um tom ainda mais performático à prática.
“Quadrobics é uma prática onde a pessoa se movimenta com os quatro apoios no chão — mãos e pés. Ela mistura coordenação, força e mobilidade. Surgiu de forma mais lúdica, como uma brincadeira, mas hoje já é usada por muitos como treino funcional", explica o educador físico, especialista em movimento humano e criador do Método Escada, Rafael Akira.
“Fortalecimento global do corpo, melhora da mobilidade articular, aumento do condicionamento físico, desenvolvimento da coordenação motora e maior consciência corporal são alguns dos benefícios desta atividade”, complementa o educador físico.
Embora esta modalidade remonte ao início dos anos 2000, sua popularidade certamente ressurgiu no final de 2024 e vem crescendo ao longo de 2025. As buscas por essa modalidade aumentaram 192% nos Estados Unidos, destacando o surgimento da tendência fitness.
O treino exige controle e fluidez, trabalhando músculos que muitos exercícios convencionais deixam de lado. “Pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que respeite o nível em que está. Crianças, adultos e até atletas se beneficiam. O mais importante é adaptar os movimentos e evoluir com responsabilidade”, destaca o profissional. Ele recomenda começar com movimentos simples, usar superfícies macias e proteger punhos e joelhos, além de aquecimento e alongamento adequados.
Mas a Quadrobics não é apenas um treino físico: “O corpo guarda memórias ancestrais. Movimentos que imitam animais despertam instintos ligados à nossa natureza mais primitiva, que a vida moderna, tão racional e acelerada, tende a reprimir. Para algumas pessoas, é apenas uma brincadeira, uma forma lúdica de se expressar. Para outras, pode ser uma maneira de se reconectar com algo mais autêntico, espontâneo e natural, que falta no dia a dia urbano e tecnológico”, detalha a psicóloga Sandra Pereira.
Ela reforça que, quando feita com consciência, a prática pode ser muito benéfica: “O movimento físico tem efeitos diretos na redução da ansiedade: libera endorfinas, melhora a respiração e traz sensação de presença. Porém, se a prática passa a substituir completamente a vida social, acadêmica ou profissional, pode sinalizar um movimento de fuga da realidade. Acende-se um alerta!”
Um hobby torna-se problemático se a pessoa estiver completamente imersa nele e começa a ignorar suas responsabilidades, relacionamentos sociais e a realidade; como, por exemplo, se recusar a reconhecer que não é um animal ou começar a demonstrar agressividade, hábitos estranhos ou comportamento antissocial que possam colocá-la em perigo ou a terceiros, é necessário consultar um especialista.
“O equilíbrio é o que garante que a prática seja terapêutica e não limitadora”, reforça a psicóloga.
Para incorporar a Quadrobics na rotina, o educador físico sugere sessões de 10 a 15 minutos, de duas a três vezes por semana, podendo aumentar conforme o corpo se adapta. “Pode ser usada como parte do aquecimento, complemento de treino funcional ou até como finalização de treino. Também pode ser uma prática principal para quem quer algo mais dinâmico e corporal, sem aparelhos”, completa.
Por fim, ele observa que a modalidade ainda é nova, mas tem potencial de se manter como tendência: “Ela quebra o padrão do que é um ‘exercício’ e isso pode atrair muita gente. Ainda não há muitos estudos específicos sobre Quadrobics, mas já se sabe bastante sobre os benefícios de exercícios com apoio no solo, movimentos primais e coordenação motora.”
Seja para melhorar força, mobilidade ou apenas se divertir e se reconectar com o próprio corpo, o Quadrobics é uma alternativa que une saúde física e mental de forma lúdica e criativa — e pode ser a motivação que faltava para colocar o corpo em movimento.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp