Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Como Ser Saudável
Publicidade

Quer uma pele melhor? Levante peso!

Muitas pessoas usam cremes e cremes na esperança de conseguir uma pele mais fresca e jovem. Mas para resultados surpreendentemente eficazes, o segredo é levantar pesos.

Como Ser Saudável|Do R7

Um estudo recente, publicado na Scientific Reports, descobriu que exercícios de treinamento com pesos produziram benefícios nas células e tecidos da pele facial. As descobertas “aumentam as evidências que sustentam que o exercício” de qualquer tipo “é benéfico para a saúde da pele”, disse Mark Tarnopolsky, professor, médico e diretor da Clínica Neuromuscular da Universidade McMaster em Hamilton, Canadá. 

A pele das pessoas ficou “mais jovem a nível celular” depois de começarem a praticar exercício, disse Satoshi Fujita, cientista do exercício na Universidade Ritsumeikan em Quioto, no Japão, que supervisionou o novo estudo. Os efeitos mais pronunciados ocorreram quando as pessoas levantaram pesos.

Mas por que os exercícios de resistência podem ajudar a pele?

A atividade física remodela os nossos músculos, coração, pulmões e órgãos como o fígado. Mas e a pele? No estudo de Tarnopolsky, a pele das pessoas ativas apresentava um estrato córneo mais fino, a camada externa da pele, e uma derme mais espessa, uma camada estrutural mais profunda em comparação com a pele de pessoas inativas da mesma idade. 

Publicidade

O estudo coordenado por Fujita, concentrou-se exclusivamente em exercícios de resistência. A pele do rosto das pessoas que participaram ficou diferente. Melhorou a elasticidade, o que significa que ficou um pouco menos flácida. A matriz extracelular, ou a estrutura biológica que fornece estrutura ao tecido da pele, também era mais densa, enquanto os genes envolvidos na criação do colágeno da pele eram mais fechados.

Todas essas são características do rejuvenescimento da pele e ocorreram independentemente da forma como as mulheres se exercitavam. Mas apenas o treino de resistência aumentou a espessura da camada dérmica, aparentemente aumentando a atividade de vários genes especializados que bombeiam proteínas destinadas a construir e fortalecer o tecido conjuntivo.

Publicidade

“É possível esperar um efeito aditivo de melhora da pele quando se combinam exercícios resistidos e aeróbicos”, diz Fujita.

Mesmo antes de mais pesquisas, porém, Fujita espera que seu estudo “encoraje muitas pessoas a adquirir hábitos de exercício”, disse ele. Mas lembrem-se: protetor solar e roupas adequadas são de extrema importânciia para a prática de exercícios ao ar livre.

E acrescento mais: inclua musculação, funcional ou crossfit na sua rotina de exercícios. Agora sabemos que além de saúde e um corpo tornado, a pele também é favorecida. Levantemos peso!!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.