Da Loira do Bonfim ao Fantasma da Serra: museu retrata lendas urbanas de BH
Exposição com entrada gratuita mescla a história da fundação da cidade aos causos que marcam o imaginário popular
Descubra BH|Pablo Nascimento e Pablo Nascimento
Quando me mudei para Belo Horizonte, na época da faculdade, um fato me chamou atenção: a lenda da "Loira do Bonfim" era bem conhecida entre os 'nativos' da cidade.
O causo foi melhor ilustrado na minha mente quando conheci o tradicional bairro Bonfim, que dá nome à lenda. Localizado na região noroeste, ele abriga o cemitério mais antigo do município, inaugurado junto com a então recém-construída capital mineira, em dezembro de 1827, ou seja, há 126 anos.
A história é curta. Ela se resume aos rumores de uma mulher loira que seduzia homens e pedia que eles a levassem à casa dela, no bairro Bonfim. Chegando lá, eles descobriam que o endereço era do cemitério e que a mulher seria um fantasma.
O enredo sofre algumas variações de acordo com quem o conta, mas a fábula é tão conhecida que já faz parte da história da cidade. Tanto é que é contada em um museu, o Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade.
A narração acontece na sala História de Belo Horizonte, que como o nome indica, retrata o surgimento da capital mineira. Entre os fatos históricos iniciados no século 19, há sempre uma lenda urbana que ronda o imaginário popular belo-horizontino.
A "Loira do Bonfim" não é a única a marcar presença. Maria Papuda, o Fantasma da Serra e o Capeta da Vilarinho são outras entidades que também dão o ar da graça na exposição.
O ambiente foi montado em uma sala que abrigou a sede da antiga Secretaria de Estado da Fazenda, no século 19. Os móveis originais da época ajudam a criar um clima histórico.
A exposição faz parte do acervo fixo do Memorial. A entrada é gratuita, como a gente gosta. Se for visitar, vá preparado para surpresas. Além disso, há diversas outras salas com obras fixas e temporárias para conhecer. Vale dedicar um tempo por lá.
Memorial Minas Gerais Vale:
Endereço: Praça da Liberdade, 640 - Savassi, Belo Horizonte - MG.
Entrada: gratuita (não é necessário agendar e nem retirar ingresso)
Horário:
Quartas-feiras, sextas-feiras e sábados: das 10h às 17h30
Quintas-feiras: das 10h às 21h30
Domingos: 10h às 15h30
Mais informações: www.memorialvale.com.br/pt/
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.