Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Descubra BH

Exposição gratuita em BH reúne figurinos e homenageia a obra da sambista Clara Nunes

Obras enaltecem a força cultural da artista de Caetanópolis (MG), consagrada um dos maiores nomes do samba brasileiro

Descubra BH|Pablo Nascimento e Pablo Nascimento

Figurinos usados por Clara Nunes nos Carnavais do século passado estão expostos em BH
Figurinos usados por Clara Nunes nos Carnavais do século passado estão expostos em BH Pablo Nascimento / R7

Belo Horizonte recebe uma exposição gratuita que homenageia a obra da cantora Clara Nunes, a mineira que deixou os cariocas de queixo caído quando entrou no mundo do samba.

A relação de Clara com o estilo musical era tamanha que a coroou rainha do Carnaval da capital mineira na década de 1960. Anos mais tarde, ela foi para as avenidas cariocas e chegou a ser intérprete de escola de samba.

O amor de Clara pela festa é destaque na sala que recebe os figurinos que a artista usou nos desfiles carnavalescos, principalmente aqueles em que ela representou a Portela, escola carioca de seu coração.

A exposição ainda traz uma série de objetos pessoais da cantora. Vai desde a primeira carteira de trabalho, com o registro da tecelagem onde ela trabalhou, até a caneca de chope da sambista.


Na elaboração do projeto, os curadores fizeram uma descoberta: um caderninho de anotações que Clara Nunes usava para registrar inspirações artísticas, como canções e peças de moda. Inclusive, é possível ver a foto de uma mulher usando roupas de renda na Bahia, que a inspirou com o 'look' para uma de suas apresentações. O vestido está lá para ser visto.

Por falar em figurinos, roupas usadas pela artista em shows e gravações de clipes estão expostas no último salão da exposição, que só pode ser definido com um sonoro "uau!". Chegando lá você vai entender o porquê.


A exposição foi batizada de A Tal Mineira, trecho de uma da canção de Clara Nunes. O nome representa bem a efervescência artística e a brasilidade da mineira de Caetanópolis, cidade de 11 mil habitantes, localizada a 100 km de Belo Horizonte. A cantora nasceu em agosto de 1942 e morreu em abril de 1983, prestes a completar 41 anos.

A exposição está no Museu da Moda – o prédio bonito que todo mundo pensa ser uma igreja em frente ao edifício Maletta, no Centro de Belo Horizonte.


O projeto é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura com o Instituto Clara Nunes, de Caetanópolis. Esta fase da obra vai ficar exposta até dezembro de 2024. Eu já visitei e conversei com os curadores da mostra. Vou deixar o vídeo aqui abaixo pra te deixar na vontade.

Serviço

Exposição Clara Nunes - A Tal Mineira

Entrada: gratuita

Endereço: Museu da Moda (R. da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte)

Data: de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h, até dezembro de 2024

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.