Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Festival une gastronomia e cinema, com exibição de filmes de graça

2º SP Food Film Fest começa hoje em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, e tem veiculação de filmes e debates, online e de graça

É de comer|Do R7

Cena no filme 'Blind Ambition'
Cena no filme 'Blind Ambition' Cena no filme 'Blind Ambition'

Não costumo dar agenda de eventos aqui neste blog, mas como se trata de uma mostra de graça de cinema e gastronomia, e alguns títulos despertaram bastante a minha curiosidade, resolvi compartilhar.

A 2ª edição do São Paulo Food Film Fest acontece de 9 a 19 de novembro, na Cinemateca Brasileira, e vai transmitir mais de 30 filmes ligados à alimentação.

Um recorte da programação estará disponível online para todo Brasil, com 16 títulos na plataforma da SpcinePlay, gratuitamente. A programação ONLINE começa hoje (quinta-feira, 9), às 19h, e vai até o dia 19 de novembro (domingo), às 23h59. Basta se cadastrar.

A ideia do evento é trazer filmes e gerar discussões, eventualmente com degustações no fim. Vai começar hoje, às 19h, com o clássico cubano Morango e Chocolate, que completou 30 anos, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea. O filme virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate.

Publicidade

Mas, entre as estreias, o documentário Blind Ambition me chamou a atenção, e pretendo assisti-lo. Segundo a sinopse, são quatro refugiados do Zimbábue que se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul (quem for in loco poderá fazer uma degustação de vinhos após a sessão).

Outro título curioso é Volte Sempre, que conta a história de Masamoto Ueda, uma lenda do ramen — aquele macarrão caldoso asiático sobre o qual já falei um pouco aqui no meu blog.

Publicidade

Encontros, aulas show e debates

Vão acontecer também encontros com diversos chefs e especialistas, com temas como cozinhas solidárias, consumo de ultraprocessados, uso de agrotóxicos e educação alimentar.

Publicidade

O festival traz uma exposição original do fotógrafo Paulo Vitale. Entre os chefs retratados estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi e Claude Troisgros.

Na exposição, Vitale parte do drama original intrínseco ao ato de cozinhar, que começa com a morte de um animal ou vegetal para produzir um alimento e assim garantir a vida.

Os encontros com convidados especialistas serão transmitidos online e ao vivo no canal do YouTube do festival, com exceção do debate sobre as cozinhas solidárias, que será presencial, na própria Cinemateca.

O São Paulo Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da Ticket, uma marca Edenred, e apoio da Selmi. É uma produção da Doc e Outras Coisas e Química Cultural. A realização é do Ministério da Cultura.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, em São Paulo-SP.

Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.