Logo R7.com
Logo do PlayPlus
É de Comer
Publicidade

Festival une gastronomia e cinema, com exibição de filmes de graça

2º SP Food Film Fest começa hoje em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, e tem veiculação de filmes e debates, online e de graça

É de comer|Do R7


Cena no filme 'Blind Ambition'
Cena no filme 'Blind Ambition'

Não costumo dar agenda de eventos aqui neste blog, mas como se trata de uma mostra de graça de cinema e gastronomia, e alguns títulos despertaram bastante a minha curiosidade, resolvi compartilhar.

A 2ª edição do São Paulo Food Film Fest acontece de 9 a 19 de novembro, na Cinemateca Brasileira, e vai transmitir mais de 30 filmes ligados à alimentação.

Um recorte da programação estará disponível online para todo Brasil, com 16 títulos na plataforma da SpcinePlay, gratuitamente. A programação ONLINE começa hoje (quinta-feira, 9), às 19h, e vai até o dia 19 de novembro (domingo), às 23h59. Basta se cadastrar.

A ideia do evento é trazer filmes e gerar discussões, eventualmente com degustações no fim. Vai começar hoje, às 19h, com o clássico cubano Morango e Chocolate, que completou 30 anos, dirigido por Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea. O filme virá acompanhado de uma degustação de sorvete de morango com chocolate.

Publicidade

Mas, entre as estreias, o documentário Blind Ambition me chamou a atenção, e pretendo assisti-lo. Segundo a sinopse, são quatro refugiados do Zimbábue que se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul (quem for in loco poderá fazer uma degustação de vinhos após a sessão).

Outro título curioso é Volte Sempre, que conta a história de Masamoto Ueda, uma lenda do ramen — aquele macarrão caldoso asiático sobre o qual já falei um pouco aqui no meu blog.

Publicidade

Encontros, aulas show e debates

Vão acontecer também encontros com diversos chefs e especialistas, com temas como cozinhas solidárias, consumo de ultraprocessados, uso de agrotóxicos e educação alimentar.

Publicidade

O festival traz uma exposição original do fotógrafo Paulo Vitale. Entre os chefs retratados estão Eudes Assis, Helena Rizzo, Iêda de Matos, Telma Shiraishi e Claude Troisgros.

Na exposição, Vitale parte do drama original intrínseco ao ato de cozinhar, que começa com a morte de um animal ou vegetal para produzir um alimento e assim garantir a vida.

Os encontros com convidados especialistas serão transmitidos online e ao vivo no canal do YouTube do festival, com exceção do debate sobre as cozinhas solidárias, que será presencial, na própria Cinemateca.

O São Paulo Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da Ticket, uma marca Edenred, e apoio da Selmi. É uma produção da Doc e Outras Coisas e Química Cultural. A realização é do Ministério da Cultura.

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, em São Paulo-SP.

Me segue lá no meu insta, o @ehdecomer

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.