Restaurantes brasileiros acessíveis e despojados se destacam em ranking internacional; veja a lista
Os ranqueados entre a 51ª e a 100ª colocações na votação foram anunciados hoje. E há seis restaurantes de São Paulo premiados
É de comer|Camé Moraes do @ehdecomer para o R7 e Camé Moraes
O prestigioso prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants revelou há pouco os melhores nas posições 51 a 100 do ranking desse ano.
Santiago e São Paulo se consolidam como as cidades mais laureadas nessa faixa do ranking, cada uma com seis restaurantes.
Estão em destaque as casas paulistas Charco (Nº 56), Fame Osteria (57), Mocotó (63), Kotori (64), D.O.M. (65) e Kan Suke (97). No Rio de Janeiro, o Ristorante Hotel Cipriani (95) estreou na lista.
É interessante notar que à frente do tradicional e badalado D.O.M. estão casas bem mais acessíveis e com estilos mais despojados. O Charco, o Mocotó e o Kotori, por exemplo, têm ambiente descontraído, com serviço rápido, sem toalhas na mesa.
As propostas de cada um são bem diferentes: o Charco serve, com excelência, carnes. O grande carro-chefe, para mim, é o porco com mostarda, cozido ao ponto rosado — só permissível em produções controladas e com condições sanitárias perfeitas.
Eu, que entre carne bovina e suína sempre dei preferência à primeira, lá sempre acabo excepcionalmente optando pelo porco. Mas o corte do churrasqueiro (foto) é realmente sensacional.
O Mocotó é um clássico nordestino e faz valer a "viagem" até a Vila Medeiros. Prove o dadinho de tapioca, é claro, mas, se tiver que escolher, opte por outros pratos do cardápio: o torresmo gordo, a mocofava e o escondidinho vegetariano são deliciosos.
No Kotori, a grelha reina e as robatas brilham, ao estilo izakaya. Nos três há boas opções de coquetelaria.
O Fame Osteria é a casa mais recente (2020) do casal Renzetti, antigo proprietário da Osteria Del Petirrosso. Mais caro que o antigo restaurante, porém mais requintado, o Fame tem arrebatado prêmios na área gastronômica.
Por fim, o tradicional Kan Suke — japonês que nunca deixa de figurar entre os melhores do Brasil e trabalha com um omakasê (menu confiança) tradicional de alta qualidade.
A lista 51-100 deste ano inclui restaurantes de 27 cidades de toda a América Latina — três a mais do que em 2022. Três cidades aparecem pela primeira vez nas listas do 50 Best: Barranquilla, Córdoba e Mérida.
A programação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 contará ainda com o #50BestTalks, um fórum exclusivo do 50 Best com formadores de opinião. O tema deste ano será "The power of a meal" ("O poder de uma refeição", em tradução livre), que mostra como a comida pode alimentar, inspirar, desafiar, empoderar e conectar pessoas.
Entre os palestrantes estão Andoni Luis Aduriz (Mugaritz, Espanha); Alex Atala (D.O.M., Brasil); a vencedora do Icon Award 2023, Dolli Irigoyen (Espacio Dolli, Argentina); e Sergio Díaz e Jocelyn Degollado (Sublime, Guatemala).
Quer saber mais? me segue lá no @ehdecomer
Ranking Estabelecimento Cidade
51 Fonda Lo Que Hay Cidade do Panamá
52 Diacá Cidade da Guatemala
53 Animalón Valle de Guadalupe
54 Lunario Ensenada
55 Máximo Bistrot Cidade do México
56 Charco São Paulo
57 Fame Osteria São Paulo
58 Huniik Mérida
59 El Xolo San Salvador
60 Aramburu Buenos Aires
61 Cara de Vaca Monterrey
62 Ancestral La Paz
63 Mocotó São Paulo
64 Kotori São Paulo
65 D.O.M. São Paulo
66 Lo de Tere Punta del Este
67 La Calma by Fredes Santiago
68 Olam Santiago
69 Quitu Quito
70 Pulpería Santa Elvira Santiago
71 Manzanar Montevidéu
72 Elena Buenos Aires
73 Isolina (Barranco) Lima
74 Mesa Franca Bogotá
75 Astrid y Gastón Lima
76 Origem Salvador
77 Manuel Barranquilla
78 Café Misterio Montevidéu
79 Demencia Santiago
80 Salvo Patria Bogotá
81 Nicos Cidade do México
82 El Papagayo Córdoba
83 El Baqueano Salta
84 Phayawi La Paz
85 Levadura de Olla Oaxaca
86 Intimo Panama City
87 Yum Cha Santiago
88 Cordero Caracas
89 Sambombi Bistró Local Medellín
90 Marismo José Ignacio
91 Ambrosía Santiago
92 Anchoita Buenos Aires
93 Koli Monterrey
94 Trescha Buenos Aires
95 Ristorante Hotel Cipriani Rio de Janeiro
96 Ocyá Rio de Janeiro
97 Kan Suke São Paulo
98 Harry Sasson Bogotá
99 Oda Bogotá
100 Mikka Guayaquil
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.