Logo R7.com
Logo do PlayPlus
É de Comer

O mel caro e raro que vem dos pulgões

Mel de melato de bracatinga é uma iguaria produzida principalmente no sul do Brasil e tem propriedades medicinais. Pouca gente sabe, mas os pulgões são fundamentais para que o produto chegue à nossa mesa

É de comer|Camé Moraes do @ehdecomer para o R7


O mel diferentão que apareceu lá em casa esses dias
O mel diferentão que apareceu lá em casa esses dias

Fui recentemente apresentada a um tipo de mel até então desconhecido por mim, de um jeito inusitado. Toda semana encomendo, com um fornecedor de orgânicos, minhas hortaliças e legumes. Eventualmente peço alguns produtos de mercearia, como mel, e o rapaz os entrega em casa. Numa dessas pedi um mel orgânico comum e me aparece este sujeito aqui: MEL DE MELATO DE BRACATINGA. Teria consumido o produto sem me perguntar muito, não fosse a diferença de valor para o mel pedido originalmente (50 reais o pote!!!!!!! X 25 reais o mel comum).

Intrigada com o valor, questionei o verdureiro, que disse que o mel de melato de bracatinga era ótimo e que “eu iria amar”. Aceitei a recomendação, apesar do preço, e fui pesquisar que raios é o “mel de melato”. Compartilho aqui minhas descobertas.

Pois bem... bem-vindos ao mundo bizarro e fascinante do melato de bracatinga, onde a natureza encontra a ciência e a cultura popular, e os pulgões são os reis!

Na minha pesquisa, a primeira coisa que descobri é que os pulgões são os verdadeiros responsáveis pelo melato de bracatinga. Eles são a chave para a produção de um líquido doce e viscoso retirado da seiva de uma árvore — a bracatinga. As abelhas vão lá e “só” fazem o que sempre fizeram: o mel em si.


A cada dois anos, os bracatingais são infestados por cochonilhas ou pulgões
A cada dois anos, os bracatingais são infestados por cochonilhas ou pulgões

Pulgões se reproduzem no tronco da árvore, que é nativa da mata atlântica, porém mais comum nas regiões frias. O melato é o líquido doce excretado pelos pulgões.

Historicamente, o melato de bracatinga era considerado um subproduto sem valor para a indústria madeireira, mas, nos últimos anos, os produtores locais encontraram nele uma nova fonte de renda. Rico em nutrientes, incluindo açúcares, aminoácidos e minerais, o melato é considerado um produto com propriedades medicinais, sendo utilizado tradicionalmente na medicina popular para tratar problemas respiratórios, como tosse e bronquite.


Um estudo publicado no Journal of Food Science and Technology mostrou que ele tem alto teor de compostos fenólicos e capacidade antioxidante, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e outros males crônicos. Tem também um baixo teor de glicose.

Além das propriedades medicinais, é um produto natural e sustentável que pode ajudar a preservar a mata atlântica.


Com tantas vantagens, por que não estamos todos consumindo o mel de melato de bracatinga? Bem, talvez porque ainda não seja tão conhecido quanto o mel de abelha ou o açúcar refinado. Talvez porque ele seja bem mais caro que o mel mais comum vendido por aí. Eu provei e achei bem interessante. É mais escuro que o mel comum (daí vem o apelido "ouro negro") e tem sabor mais suave — apesar de parecer ligeiramente mais doce. Achei um pouco menos viscoso que o mel tradicional. E também não "empedra", permanece líquido mesmo em temperaturas mais baixas.

Dica: ficou uma delícia com uma fatia de queijo brie — se você já gastou 50 reais no pote, por que não abrir a carteira e comprar logo um bom queijo e fazer uma combinação perfeita para uma noite fria?

Quer saber mais? Me siga lá no meu insta, o @ehdecomer

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.