O fim de uma era! Após 27 anos, Donatella deixa direção criativa da Versace
Cargo será ocupado pelo italiano Dario Vitale, ex-MiuMiu

O mundo da moda amanheceu nesta quinta-feira (13) com a confirmação da saída da icônica Donatella Versace da direção criativa da Versace (a partir de 1 de abril).
A italiana, que ocupou o cargo por 27 anos, assumiu o posto após a trágica morte de seu irmão e fundador da marca, Gianni Versace, em 1997. Durante seus anos no comando da grife, Donatella trabalhou para continuar o legado de Gianni e manter a excelência da marca.
O comunicado oficial da saída foi feito através da conta oficial do Instagram da Versace. Na postagem, Donatella deu as boas-vindas para Dario Vitale (que agora ocupa o cargo criativo após sua saída da Miu Miu, em janeiro deste ano) e reforçou que carregar o legado de Gianni foi a maior honra da vida dela.
“Apoiar a próxima geração de designers sempre foi importante para mim. Estou emocionada que Dario Vitale vai se juntar a nós e ansiosa para ver a Versace através de novos olhos. Tem sido a maior honra da minha vida continuar o legado de meu irmão Gianni. Ele era o verdadeiro gênio, mas espero ter um pouco do seu espírito e tenacidade”, disse Donatella.
Os rumores de uma possível aposentadoria já estavam acontecendo nos bastidores há algum tempo, e o último desfile da marca na Milan Fashion Week teve um clima de celebração que insinuava uma despedida.
A ex-diretora criativa também comunicou que continua presente ativamente na Versace, mas agora no cargo de Embaixadora-Chefe. “No meu novo papel como Chief Brand Ambassador, vou continuar sendo a maior apoiadora da Versace. Versace está em meu DNA e sempre em meu coração”, finalizou.
Também em uma postagem no Instagram da Versace, Dario Vitale agradeceu à Donatella pela confiança e disse ser um privilégio ocupar o cargo. No comunicado, o diretor mandou um recado sutil para aqueles que possam questionar o talento e capacidade dele em continuar o legado da marca, dizendo que vai contribuir para o crescimento da Versace através de sua visão, expertise e dedicação.
O novo diretor criativo também citou a herança única da marca, que durou décadas e foi responsável por moldar a história da indústria fashion. Seria a afirmação um aviso de que a história foi feita e agora a grife está pronta para mudanças, ou um aceno aos fashionistas de que o legado (e DNA) de Gianni continuará vivo? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.