Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Acupuntura: pequenas agulhas, grandes mudanças

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que, com o uso de pequenas agulhas, ajuda aliviar dores, estresse e melhora o bem-estar.

Meu Umbigo|Thais AngelucciOpens in new window


Você já parou para pensar que o seu corpo é como um wi-fi? Cheio de conexões que, de vez em quando, precisam de um reset para voltar a funcionar direitinho. É aí que entra a acupuntura, uma técnica milenar chinesa que, basicamente, te transforma em um pinheiro de Natal (com todas aquelas agulhinhas), mas ao invés de luzinhas, o que acende é o seu bem-estar!

cirado por inteligência artificial/ Dall-e

“Como assim, umas agulhas me deixam mais zen?”

Pode parecer que ser furado por agulhas finíssimas não é a ideia mais relaxante do mundo, mas acredite, é quase como apertar o botão de reiniciar do seu corpo.


A ciência já comprovou que essa prática pode ajudar a reduzir dores, controlar o estresse, melhorar o sono e até aliviar a ansiedade. É tipo um “spa interno”, só que sem precisar gastar rios de dinheiro com banhos de lama e massagem com pedras quentes.

Curiosidades: “Acupunturando” de A a Z


  • Mil e uma utilidades: desde enxaquecas até problemas digestivos, a acupuntura tem solução pra tudo! Sabe aquele “truque” que sua avó tinha para tudo? A acupuntura é a versão chique disso.
  • Não, não dói: se você está aí se encolhendo só de pensar em agulhas, relaxa. As agulhas de acupuntura são tão finas que fazem as de injeção parecerem varas de pescar.
  • Substituto do Spa: sentindo-se estressado? Bloqueado? Com vontade de gritar com o Wi-Fi que caiu de novo? Acupuntura ajuda a diminuir o estresse e a devolver a paz interior, tipo aquelas férias que você jura que vai tirar, mas nunca consegue.

Benefícios que fazem até seu umbigo sorrir

  • Menos dor, mais humor: adeus, dores crônicas! Seu corpo vai agradecer e, quem sabe, sua paciência com o mundo aumente (isso significa menos surtos em filas de banco).
  • Sono de princesa: se contar carneirinhos não está funcionando, que tal tentar agulhas? Elas ajudam a regular o sono e te fazer roncar que nem um bebê (só não avise seus colegas de quarto).
  • Xô, estresse!: acupuntura é quase uma massagem de dentro pra fora. Aliviar o estresse nunca foi tão silencioso e... afiado.
  • Bye, bye, enxaqueca: aquela dor de cabeça insistente que sempre te pega nos piores momentos? Pode dizer tchau pra ela!

Agora chegou a tão esperada hora da nossa “CONSULTA GRÁTIS”, onde um especialista no assunto tira todas as nossas dúvidas e para falar sobre as agulhinhas temos o ortopedista, acupunturista e vice-presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura,


Dr. André Tsai - @cmba.acupunturamedica

Vale muito a pena a leitura porque está super completo e poderá te ajudar ou ajudar alguém que você conhece.

1. Quais são os principais benefícios da acupuntura para a saúde?

Restaurar a homeostase fisiológica do organismo, devolvendo o seu bom funcionamento dos órgãos internos, promovendo assim saúde e bem-estar físico e mental.

2. Como a acupuntura atua no corpo para aliviar dores?

No caso das dores, o estímulo do ponto de acupuntura pela agulha deflagra uma série de reações químicas desde o local agulhado até o cérebro, passando pela medula espinal. Todo esse processo é documentado em estudos científicos que comprovam a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias.

3. Existem condições específicas que respondem melhor ao tratamento com acupuntura?

Hoje, tanto no Brasil quanto no mundo afora, a principal indicação de seu uso é nas dores, especialmente nas dores crônicas. É o que temos de maior evidência científica, no entanto, outras evidências também estão sendo construídas na área da fertilidade humana, síndrome do climatério, náuseas e vômitos pela gestação ou quimioterapia e transtornos de ansiedade e humor.

4. A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar a terapias convencionais? Se sim, como?

Sim, em algumas situações, ela só entra como tratamento adjuvante. Por exemplo, em pacientes oncológicos, ela não irá tratar o câncer em si, mas irá dar suporte para minimizar efeitos colaterais causados pela cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

5. Quanto tempo leva para uma pessoa começar a perceber os resultados da acupuntura?

Isso depende da queixa, mas no caso de dor, a percepção é muitas vezes imediata. Na primeira sessão, frequentemente o paciente sai do tratamento já com um alívio significativo de sua dor. No entanto, para outras situações ou em dores mais refratárias, precisamos de pelo menos 4 sessões para observar algum benefício.

6. A acupuntura pode ajudar no tratamento de problemas emocionais, como ansiedade e depressão?

Sim, embora não tenhamos a mesma robustez científica que temos no campo da dor, a acupuntura ajuda muitas vezes de forma complementar às medicações e à psicoterapia.

7. Há alguma diferença entre a acupuntura tradicional e a acupuntura com laser ou eletroacupuntura?

Os princípios da acupuntura são os mesmos. O que difere é como o ponto é estimulado. Na Acupuntura clássica ou tradicional, o estímulo é feito c agulhas estéreis e descartáveis c algum grau de manipulação manual. Quando queremos aumentar o estímulo do ponto, podemos adicionar uma corrente elétrica após a inserção das agulhas, e às vezes, quando o paciente não gosta muito de agulhas, podemos estimular o mesmo ponto com laser.

8. Quais são as contraindicações mais comuns para a prática de acupuntura?

As contraindicações são mais relativas do que absolutas. Por exemplo, quem tem fobia a agulha, a gente pode usar o laser, como falamos anteriormente, ou ventosa, ou sementes na orelha. Tem situações onde a pele ou a região tem algum tipo de lesão, então evitamos usar a acupuntura nessa região, mas podemos aplicar em outras partes do corpo. As pessoas portadoras de marcapasso não devem receber eletroacupuntura na região do tórax.

9. Pessoas com doenças crônicas, como diabete ou hipertensão, podem fazer acupuntura?

Sim! É muito comum pacientes diabéticos desenvolverem um tipo de dor chamada de polineuropatia diabética, na qual podemos indicar a acupuntura. Nos hipertensos, muitas vezes há um componente emocional que desequilibra o controle de sua pressão, então podemos ajudar juntamente com as medicações. No entanto, nós não iremos tratar e resolver a diabete ou a hipertensão, é preciso deixar isso muito claro.

10. Quais são os cuidados necessários após uma sessão de acupuntura?

Não há nenhuma recomendação específica ou restritiva ao paciente após a sessão de acupuntura. Os pacientes podem receber o tratamento pela manhã e trabalhar logo após, e até mesmo praticar seu esporte.

11. A acupuntura pode ser usada para tratar distúrbios do sono, como insônia?

Sim, é uma indicação sempre aliado à higiene do sono e à algumas recomendações baseada na Medicina Tradicional Chinesa, como adequação dietética, prática de meditação e manejo do estresse.

12. Existe uma idade mínima ou máxima para começar o tratamento com acupuntura?

Nenhuma restrição. O que recomendamos é utilizar menos agulhas e deixá-las por um tempo menor nos pacientes como crianças e idosos.

13. Quais são os mitos mais comuns sobre a acupuntura que você gostaria de desmistificar?

Obrigado pela oportunidade. Quando a acupuntura chegou ao ocidente, séculos atrás, houve um equívoco na tradução e interpretação de alguns conceitos da Medicina Chinesa. A primeira delas é traduzi o termo QI para “energia”.

Isso trouxe uma dificuldade muito grande para que a comunidade científica pudesse entender e aceitar a acupuntura como uma ciência comprovada. Por séculos, ela foi considerada como medicina alternativa, cheia de misticismos, crenças, dando espaço para oportunistas charlatões.

Felizmente, por meio da ciência moderna, principalmente nos últimos 60 anos, a Medicina reconhece seus benefícios e segurança no tratamento de inúmeras condições clínicas. Hoje no Brasil ela foi reconhecida como Especialidade Médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina. Portanto, falar de acupuntura é falar de uma prática médica eficaz, como é em seu berço de origem, a China.

14. Quantas sessões, em média, são recomendadas para alcançar resultados duradouros?

Em média 10 sessões, podendo realizar sessões quinzenais ou mensais de manutenção, mas o mais importante é despertar no paciente a importância de adquirir hábitos saudáveis de vida, baseada em boa dieta, atividade física e sono reparador. É isso que manterá os efeitos da acupuntura de modo duradouro.

15. A acupuntura tem algum efeito colateral ou risco associado?

O principal problema é receber um tratamento com acupuntura sem ter um diagnóstico clínico-nosológico firmado. É como passar numa farmácia e pedir uma recomendação de um remédio para seu sintoma. O diagnóstico médico é essencial, e o médico acupunturista é o único profissional capaz de elaborar os devidos diagnósticos e tratamentos necessários. Procure um médico acupunturista, a sua saúde agradece.

Finalizando: Agulha neles!

Então, se o seu “wi-fi interno” anda com problemas de conexão, talvez seja hora de dar uma chance à acupuntura. Quem sabe, além de melhorar sua saúde, você não sai da sessão com vontade de meditar, fazer yoga, e até ser simpático com aquele vizinho chato?

No fim das contas, cuidar de si com acupuntura é uma forma divertida e surpreendentemente eficaz de garantir que você está com tudo em cima. Afinal, não dá pra salvar o mundo sem antes “conectar” o seu próprio umbigo, não é?

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.