Logo R7.com
RecordPlus

O que deve mudar nas viagens de avião para 2026?

Espanha é o destino tendência para brasileiros, que buscam desde experiências em aeroportos e destinos acessíveis

Mundo pra Viver – Por Gisele Rodrigues|Gisele RodriguesOpens in new window

  • Google News
Espanha será um destinos favoritos para brasileiros em 2026 Fonte: unplash

Começo de ano, e a industria aérea e de turismo espera que em 2026 seja um ano de mudanças de mudanças significativas para os viajantes. Mas é aquela coisa né, muitos planos, e os prazos a gente sempre nunca sabe se vão se concretizar. Algumas mudanças vão desde mudanças geopolíticas, já imaginando que esse ano no Brasil teremos eventos importantes como Copa do Mundo e também eleições, mas ao redor do mundo se extende para que os aeroportos possam tornar a experiencia do cliente mais agradável e até o setor de luxo nas aeronaves. Na última quarta-feira (11), o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, informou que a tarifa média das passagens aéreas apresentou uma redução de 11,7% no período entre 2022 e 2025. O ministro também ressaltou que, entre os leilões previstos para o primeiro trimestre de 2026, está o do Aeroporto Internacional do Galeão, programado para o mês de março (leia mais abaixo).Segundo dados do Ministério dos Portos e Aeroportos, aproximadamente 130 milhões de passageiros foram transportados em 2025. Já no mercado internacional, o levantamento aponta a movimentação de 28,5 milhões de viajantes, número que representa um crescimento de 13,7% em comparação com 2024.

Quais serão as tendências para o setor de turismo?


  1. Experiencia será destacada

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), grupo global do setor aéreo, destacou no no último mês que aumentou o número de demanda por experiências mais premium, principalmente para Europa, mas também para Ásia e América do Norte.

Segundo o site de ofertas de viagens Going, para esse ano de 2026 as companhias aéreas American Airlines, e mesmo a suíça Swiss Air, com destaque também para a Jetblue e a Southwest Airlines, vão aprimorar seus produtos premium e experiencias para os clientes, desde aqueles que frequentam as salas VIP, até mesmo os assentos nas aeronaves com mais conforto e sofisticação, principalmente para aqueles que dispõe de um investimento maior para melhorar sua experiência ate o destino, ou também aos clientes que utilizam de programas de fidelidade por meio de pontos. A alemã Lufthansa promete promete para esse ano primeira classe Allegris para cerca de 30% da sua frotas de voos de longa distância. Já a America Airlines, de acordo com seu diretor financeiro, Devon May, a empresa quer se tornar uma companhia aérea global premium e tem planos de concretizar iniciativas que já foram aprovadas anos atrás, como aumentar o número de poltronas Flagship nas suas classes executivas e econômica premium, que já foram implementadas ano passado nas aeronaves Boeing 787 e o Airbus A321XLR, mas devem incluir também no Boeing 777-300ER, a maior da companhia que opera em todo o mundo. No caso da Southwest, o CEO Bob Jordan anunciou esse mês que a companhia já vai começar a vender seu primeiro produto premium, que será as poltronas com mais espaços para as pernas atendendo as necessidades dos seus clientes, e também complementa que pode implementar uma rede de salas VIP em aeroportos.


Os aeroportos prometem investir mais em experiência para os viajantes Fonte: unplash

2. Aeroportos mais acessíveis

Dos saguões com redes de lojas e uma gama de infraestrutura mais comercial até a experiencias mais premium como espaços gastronômicos, lojas mais locais dentro dos terminassem com opções de experiencia com cultura, e até mesmo conforto para os viajantes esperarem seus vôos.Destaque para a empresa global de arquitetura Gensler que anunciou que quer fidelizar o cliente através de experiências mais pessoais mas que possa ser acessível para todos, até porque os clientes passam mais tempo em essas zonas nos aeroportos, então pensar em comodidade para eles e algo diferenciado também pode reverter em negócio para as empresas que estão ali.


As salas VIP prometem ser espaços cada vez mais personalizados e sofisticados. Tanto as empresas de cartão de credito quanto as companhias, querem investir no potencial cliente para que elas sejam cada vez mais usada, e também atraiam mais pessoas. Destaque para a nova BlueHouse da JetBlue em Nova York, inaugurada em dezembro do ano passado ela conta com840 metros quadrados distribuídos em dois andares, e sua arquitetura é semelhante a um apartamento nova-iorquino, porém também incluindo estilo Art Déco com um ambiente acolhedor e residencial. Ele reúne obras de arte locais, detalhes em latão, molduras decorativas e elementos que contam a história da JetBlue e sua relação com Nova York.

O local, como já mencionado acima, oferece experiência gastronômica local, e com tudo que os americanos apreciam, desde ovos até mesmo sanduíche de bacon. Se extendendo para drinks e cervejas artesanais, faz com que o viajante se sinta “em casa” e compartilhando momentos únicos em um lounge para os seus membros. A partir do próximo mês de fevereiro, a companhia passará também passes pagos para outros perfis, como Mosaic 1 a 3, clientes Mint em voos não transatlânticos, portadores dos cartões JetBlue Plus e Business.


3. Destinos tendência

Em âmbito nacional, entre os destinos tendência para 2026, Porto Alegre desponta como o destino nacional tendência para 2026, com buscas 38% maiores em 2025 e preços estáveis desde a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, segundo o que mostra a segunda edição do ano do Barômetro Viajala, estudo do buscador de voos Viajala divulgado mês passado, baseado na análise de 5 milhões de buscas feitas no Brasil entre janeiro e outubro. Nos destinos internacionais, Madri, na Espanha, ganha cada vez mais destaque e se firma como um dos principais polos turísticos. Esse crescimento é impulsionado pela ampliação das operações da Iberia no Brasil. Apenas no último ano, a companhia anunciou nove novos voos, incluindo ligações diretas de Recife e Fortaleza para a capital espanhola. Essas novas rotas serão oficialmente apresentadas na próxima sexta-feira (23), durante a Fitur, maior feira de turismo do mundo, realizada em Madri.

A Latam também reforçou sua presença no destino ao aumentar o número de frequências partindo do aeroporto de Guarulhos. Além disso, a empresa passou a oferecer stopovers gratuitos em Madri, possibilitando que o passageiro permaneça na cidade por até nove dias sem custos extras.

Na América Latina, o destaque fica por conta da Colômbia. O país registrou um aumento de 46% nas buscas, ao mesmo tempo em que os preços médios das passagens apresentaram queda de 16% em 2025. Além disso, o preço médio das passagens caiu 12,5%, chegando a R$ 4.328, enquanto as buscas mais que dobraram em 2025. A Espanha surge como alternativa a Portugal, hoje mais caro e com imigração mais rígida.

4. Novas regras e incertezas políticas

Em 2026, decisões políticas devem voltar a influenciar significativamente o setor de viagens aéreas. Na Europa, a implementação do ETIAS exigirá que viajantes isentos de visto façam um cadastro prévio mediante o pagamento de uma taxa, enquanto nos Estados Unidos propostas de endurecimento do ESTA, como a exigência de histórico em redes sociais e e-mails, podem desestimular o turismo internacional, inclusive em um ano marcado pela Copa do Mundo. Dados mostram que as visitas internacionais aos EUA ainda não se recuperaram totalmente dos níveis pré-pandemia, e a retomada prevista segue abaixo do patamar de 2019.

Além disso, há preocupações com possíveis paralisações do governo norte-americano, que já causaram cancelamentos de voos recentemente, e com a instabilidade geopolítica global. Conflitos como a guerra na Ucrânia e tensões no Oriente Médio devem continuar afetando rotas aéreas internacionais, aumentando o tempo de voo, o consumo de combustível e os preços das passagens, apesar da expectativa do setor por um cenário político ligeiramente mais estável em 2026.

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.