Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba de onde veio o nome 'Sargento Pincel', dos 'Trapalhões'!

O intérprete do oficial de cara amarrada que tanto divertia em humorísticos se orgulhava do sucesso do personagem

Keila Jimenez|Do R7 e Keila Jimenez

Sargento Pincel
Sargento Pincel Sargento Pincel

Até a família o chamava somente pelo apelido famoso na TV : "Sargento Pincel". Mas sabe de onde veio o divertido nome do personagem do ator Roberto Guilherme, Srg. Pincel, de "Os Trapalhões"? De uma trollagem de Renato Aragão, o Didi.

Bom, Roberto não era Pincel, muito menos Roberto. O nome de registro do ator era Edward, mas o nome artístico ficou Roberto Guilherme. Mas era como Sargento Pincel que ele era chamado nas ruas, e até em casa, pela mulher e pelos filhos. E ele amava, pois Pincel o tornou famoso, enchia-o de orgulho. 

Mas o nome do personagem surgiu de uma piada do elenco. Mais precisamente de Renato Aragão, o Didi, que gostava de trollar toda a equipe. Ele adorava dar apelidos. 

Aragão e os colegas gostavam de fazer piada com a cara de bravo de Roberto, que fazia apenas um sargento (sem nome) em "Os Trapalhões". Eles diziam que o sargento gostava de levar "umas pinceladas", no duplo sentido, para tirar o ator do sério. Segundo Roberto, eram outros tempos, com outro humor, em que brincadeiras assim não seriam interpretadas com homofobia ou preconceito. A preocupação com o politicamente correto nem passava pela cabeça dos roteiristas da época.

Publicidade

Ele também não se importava e se divertia com as trollagens.

Um belo dia, Roberto resolveu pintar na camiseta do personagem o nome: Sargento Pincel. Renato Aragão, então, veio com a gracinha: "Sargento, ando preocupado. Me explica: como é mesmo esse negócio das pinceladas?". E o ator respondeu: "Muito simples! Está vendo aqui? Pincel é meu sobrenome!". E assim ficou, contou Roberto em entrevistas.

Publicidade

Não demorou para que o "apelido" ficasse popular e nunca mais saísse da boca dos amigos, dos familiares e dos fãs de Roberto. Mas ele se orgulhava disso. E muito. Dizia que, quando um personagem não é esquecido, o intérprete o eternizou, fez bem o trabalho.

Roberto Guilherme morreu nesta quinta-feira (10), aos 84 anos.

Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de 'Os Trapalhões', morre aos 84 anos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.