Obra rara de Michelangelo, desenho 'Jovem Nu' deve ser leiloado por R$ 150 milhões
Especialistas acreditam que o trabalho seja um dos primeiros criados pelo renomado artista italiano, com data do século 15
Entretenimento|Do R7, com informações da Reuters
Um desenho raro do artista Michelangelo irá a leilão e poderá arrecadar R$ 150 milhões.
A obra Jovem Nu, que foi descoberta em 2019, estará à venda em maio, por intermédio da empresa de arte britânica Christie's, com lance inicial de 33 milhões de euros.
O desenho do italiano teria sido vendido em 1907, em Paris, na França, e anunciado como criação de um dos alunos da escola de arte dele.
Segundo especialistas, a obra pode ser uma das primeiras feitas por Michelangelo, no século 15.
"Acho que esse desenho é uma das descobertas mais empolgantes feitas na área de grandes mestres em muito tempo. É uma obra de um razoavelmente jovem Michelangelo, feita quando ele tinha por volta de 20 anos e morava em Florença, sua cidade natal", opinou Stijn Alsteens, chefe do departamento de desenhos de grandes mestres da Christie's.
Leia também
O trabalho exibe um homem retratado em Batismo dos Neófitos, de Masaccio, com duas pessoas ao redor dele: "Mostra Michelangelo fazendo duas coisas ao mesmo tempo: olhando para trás, para os que o precederem, neste caso específico para Masaccio, enquanto olha para a frente, para sua própria obra e o aspecto revolucionário dela, em particular a representação do corpo humano que se torna parte tão importante nas esculturas e nas muitas figuras que ele pintou na Capela Sistina", concluiu o especialista.
Anteriormente, a obra não poderia ser vendida, por ter sido classificada como um tesouro nacional francês, mas o título foi removido, permitindo assim que o desenho seja comercializado.
Jovem Nu deve ser exposto em cidades como Hong Kong e Nova York antes de ser leiloado oficialmente no dia 18 de maio, em Paris.