Milton Nascimento recebe diagnóstico de demência por corpos de Lewy
A condição foi revelada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento
Bang Showbiz|Do R7
O cantor e compositor Milton Nascimento, 82, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), doença neurodegenerativa que afeta a memória, os movimentos e o comportamento. A condição foi revelada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí.
De acordo com Augusto, os primeiros sinais ficaram claros após o carnaval deste ano, quando o artista foi homenageado pela Escola de Samba Portela na Sapucaí, e também depois do lançamento do documentário "Milton Bituca Nascimento".
"Depois desses eventos, percebi que meu pai estava esquecido, com pouco apetite e o olhar muitas vezes fixo em um único ponto. Quando vi a piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos", relatou.
Segundo informações do portal Drauzio Varella, a doença é causada pelo acúmulo de proteínas anormais no cérebro e compartilha características do Alzheimer e do Parkinson. A condição pode comprometer a cognição, a linguagem, o movimento, o comportamento e o sono.
Não há cura, mas medicamentos e terapias multidisciplinares ajudam a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Um dos nomes mais importantes da música brasileira e internacional, o cantor de sucessos como "Maria, Maria" e "Coração de Estudante" se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê mundial "A Última Sessão de Música".