Exposição resgata história do Carnaval em BH
Visitantes contam com várias peças e objetos que relembram os anos da folia na capital
Carnaval 2013|Do R7
Para contar a história do Carnaval em BH o Museu Histórico Abílio Barreto realiza a partir desta sexta-feira (1º) a exposição “Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte”. O acervo, pesquisado pelo historiador e documentarista Marcos Valério Maia, mostra a trajetória da festa popular na cidade por meio de adereços e objetos de várias épocas.
A relação do samba e do Carnaval com os meios de comunicação, os personagens dessa história e a velha guarda de Belo Horizonte são alguns dos temas abordados na exposição. Fotografias, jornais de época, depoimentos, imagens, cartazes e objetos ilustram esta época. Um exemplo disso é a reportagem do historiador Abílio Barreto, publicada em 1935 em um jornal de grande circulação no estado. A matéria mostra um traçado que apresenta como eram os primórdios da festa carnavalesca de BH.
Leia mais notícias de Carnaval
A exposição destaca ainda fragmentos raros da história carnavalesca de BH, abordando o samba na capital mineira e as escolas de samba, blocos e outras agremiações. Entre outras memórias, são lembrados Mário Januário da Silva, o Popó, fundador da Escola de Samba Pedreira Unida, a primeira da capital mineira, os concursos Rainha do Carnaval e Cidadão Samba, o tradicional Clube dos Matankins, um dos pioneiros a dar força ao Carnaval da capital, além de nomes da velha guarda, como Kalu e Rosalvo Brasil.
Com entrada gratuita, a mostre ficará aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, sendo que nas quartas e quintas o funcionamento vai até 21h. O Museu Histórico Abílio Barreto fica na avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim.