Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Império ignora multa e faz desfile de luxo

Escola foi punida pela Prefeitura em 2012 e não recebeu verba neste ano

Carnaval 2013|Thiago Calil, do R7

Os xamãs da Império de Casa Verde apresentaram um ritual de cura na comissão de frente
Os xamãs da Império de Casa Verde apresentaram um ritual de cura na comissão de frente Os xamãs da Império de Casa Verde apresentaram um ritual de cura na comissão de frente (GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO)

Falando sobre os vários tipos de cura, a Império de Casa Verde foi a responsável por fechar os desfiles do Grupo Especial de São Paulo na manhã deste domingo (10). Como já é tradição, a agremiação, que entrou na avenida com o céu ainda escuro, apresentou um desfile luxuoso, de carros alegóricos grandiosos.

Vale lembrar que, após a confusão durante a apuração de 2012, a escola foi multada pela prefeitura e não recebeu verba municipal para preparar seu desfile. No entanto, a Império soube contornar o fato e não deixou a desejar para as demais agremiações.

A comissão de frente era formada por xamãs, responsáveis por curar em plena avenida uma bailarina doente na árvore da vida. Logo atrás, uma ala de odaliscas exibia a dança da fertilidade. No abre-alas, a riqueza dos Jardins Suspensos da Babilônia, mostrando como as plantas eram utilizadas para a cura.

A importância do Egito para a medicina foi destaque na escola. Os ritmistas desfilaram vestidos de múmias enquanto os faraós e seus sarcófagos enfeitaram a segunda alegoria da Império.

Publicidade

O estudo da posição dos astros na prevenção de males e as técnicas chinesas de acupuntura abriram caminho para o carro sobre a teoria do yin-yang. A alegoria alertava que a saúde vem do equilíbrio.

Alas representaram as técnicas de medicina alternativa, como cromoterapia, uso de cristais e florais. Os rituais de pajelança também foram incluídos. O quarto carro teve uma escultura do orixá Obaluaê. Na decoração da alegoria, foram usadas pipocas de verdade, que começaram a ser estouradas semanas antes do desfile.

Fechando a apresentação da Império, dois enormes tigres de pelúcia, símbolo da escola, puxaram o último carro sobre a medicina moderna, mostrando que sambar também faz bem à saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.