Número de atendimentos em unidades de saúde de BH aumenta 30% durante o Carnaval
Bebida alcoólica, traumas por mergulho e ataques de animais peçonhentos são vilões
Carnaval 2013|Do R7 MG
Enquanto muita gente faz planos para as festas do Carnaval, as instituições de saúde começam a se preparar para o aumento na demanda durante o período festivo. Segundo informações da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), o número de entradas de pacientes nas unidades de saúde cresce cerca de 30%. Para alertar quanto aos principais acidentes ocorridos nesta época, a fundação lançou hoje (31) uma campanha para a conscientização da população.
Para este ano, a tendência é que o número de casos atendidos seja ainda maior no Hospital João 23, em Belo Horizonte, devido às chuvas que atingem a cidade. A tendência é que as pessoas viajem menos, e, por isso, estejam mais expostas aos acidentes dentro da capital mineira.
Leia mais notícias de Carnaval
Por outro lado, volume de chuvas reduz um dos principais problemas do período, o traumatismo raquimedular, que é quando a pessoa se machuca ao mergulhar em água rasa. Quando há sol no período de Carnaval, o hospital registra cerca de duas internações diárias deste tipo.
A maior parte dos atendimentos realizados nas unidades de pronto-atendimento e serviço especializado de saúde está associado ao uso abusivo de bebida alcoólica. Quedas, afogamentos, traumatismos, brigas e discussões são algumas das ocorrências mais comuns relacionadas a este fatos. Incidência de picadas de animais peçonhento também cresce, devido às mudanças de hábito das pessoas, que acabam ficando mais próximas de regiões como pastos e matagais.