Portela levanta poeira ao cantar o bairro de Madureira
Escola aproveitou a homenagem ao seu bairro para contar sua história na avenida
Carnaval 2013|Thiago Calil, do R7
Uma das mais tradicionais escolas de samba do Brasil, a Portela resolveu levar para a avenida a história do bairro de Madureira. Mais do que uma homenagem ao seu reduto, que completa 400 anos, a escola também festejou suas nove décadas e os 70 anos de um dos mais ilustres portelenses: Paulinho da Viola.
Com a autoridade de quem conhece o bairro como ninguém, a agremiação se sentiu à vontade para brincar na avenida e deixou transparecer sua emoção para a arquibancada.
Figuras clássicas de Madureira, como os malandros, os religiosos e as “moças da rua”, foram retratadas nas alas. O famoso mercadão e suas bancas apareceram em uma alegoria. Nem os grafiteiros ficaram de fora do desfile. Eles foram representados por um mestre-sala, que foi desenhando a saia de sua parceira na avenida. Escola vizinha à Portela, a Império Serrano, também foi homenageada na Sapucaí.
Paulinho da Viola elege o Carnaval de 70 como o melhor da Portela
Destaque da Portela, Diogo Nogueira diz que Mangueira deveria ter homenageado Jamelão
Veja fotos do desfile da Portela
Com um dos melhores sambas do Carnaval carioca, a agremiação fez um desfile do tamanho de sua tradição, representando o samba na avenida. Se a Portela não teve os melhores carros da primeira noite na Sapucaí, demonstrou uma raça e um chão que são quase imbatíveis.