Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Alegria e tristeza na Tijuca: 1 km separa redutos de escola de samba campeã e rebaixada no Rio

A primeira colocada, Unidos da Tijuca, tem o Borel como base, enquanto Império fica na Formiga

Carnaval 2014|Do R7

Juliana Alves, rainha da Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2014
Juliana Alves, rainha da Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2014

Uma caminhada de 15 minutos por ruas estreitas (uma delas ainda de paralelepípedos) e por uma pequena avenida separa a rua São Miguel, entrada do Morro do Borel, da eua Jocelina Fernandes, acesso ao Morro da Formiga. Ambas as comunidades ficam na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. E são os redutos da escola campeã e da escola rebaixada do Carnaval carioca.

Embora a Unidos da Tijuca, a primeira colocada, tenha hoje quadra na zona portuária, é o Borel a base de seus componentes. O próprio nome do morro está associado ao símbolo e as cores da agremiação: a antiga Fábrica de Fumos e Rapé de Borel & Cia, que ficava no pé da comunidade, vendia maços estampados com a figura de um pavão azul e amarelo.

A história é contada no livro Histórias de Favelas da Grande Tijuca, publicado pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), ONG fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O instituto colheu memórias de antigos moradores dos locais.

No Morro da Formiga, fica a sede do Império da Tijuca, escola rebaixada à Série A. A agremiação tentava se segurar na primeira divisão da folia, depois de passar 18 anos longe da elite. Com uma estrutura pequena, porém, conquistou apenas uma nota 10 e ficou 2,7 pontos distante da penúltima colocada, a São Clemente.


Escolas refletem diferença dos morros

Nos últimos cinco anos, a Unidos da Tijuca cruzou a Sapucaí como uma das favoritas. Foram três títulos, um vice-campeonato e uma terceira colocação. Com orçamento gordo, a escola tem como carnavalesco Paulo Barros, o mais bem pago do Carnaval carioca.


A diferença de estrutura das escolas reflete, em parte, a diferença dos morros. Ambas as comunidades possuem UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), mas só o Borel, por exemplo, tem colégio dentro de seu território, a Escola Municipal Chácara do Céu. Os dados são do Sabren (Sistema de Assentamentos de Baixa Renda), do Instituto Pereira Passos. Os moradores da Formiga têm de estudar no entorno.

Ocupada em 1911, a Formiga é, na verdade, uma comunidade menor que o Borel, cujos primeiros habitantes surgiram só 11 anos depois. O morro do Império possui 4.300 moradores em suas 1.300 moradias, enquanto no reduto da Unidos moram 7.500 pessoas em 2.200 habitações.

Apesar da menor estrutura e do rebaixamento, a Formiga — mais famosa pela Folia de Reis do que propriamente pelo Carnaval — tem um alento: alguns antigos moradores do Borel dizem que a Unidos da Tijuca nasceu, na verdade, no morro vizinho. Ou, ao menos, surgiu de um bloco da Formiga. E mudou-se em seguida. A versão consta do livro Histórias de Favelas da Grande Tijuca. Será?

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.