Blocos de protesto também dão o recado no Carnaval de BH
"Rola Moça" e "Salve Santa Tereza" se reuniram neste domingo na capital mineira
Minas Gerais|Do R7
Desde as primeiras marchinhas, o Carnaval sempre teve espaço para o tom de protesto. Neste domingo (2), em Belo Horizonte, dois blocos mantiveram esta tradição viva. Em Santa Tereza, o "Salve Santa Tereza" e o bloco "Rola Moça" reuniram ativistas em defesa do patrimônio e do meio ambiente.
Leia mais notícias no R7 Minas
O "Salve Santa Tereza" se concentrou na rua Vitorino por volta das 12h. Eles são contra a flexibilização da ADE (Área de Diretrizes Especiais), que poderia provocar a verticalização do bairro. Os integrantes também se opõem à criação de uma escola profissionalizante onde fica o Mercado Distrital de Santa Tereza, hoje desativado - obra que fere a ADE. Cerca de 100 foliões esbanjaram animação pelas ruas do bairro.
Pelo segundo ano, o "Rola Moça" foi às ruas. Bloco criado por amigos que trabalham no Parque Estadual do Rola Moça, reúne brigadistas, geógrafos e outros envolvidos na causa ambientalista. A concentração ocorreu na rua Tenente Durval de Brito, por volta das 13h. O bloco já havia participado do pré-Carnaval no Barreiro, onde mora parte dos integrantes.
Segundo um dos organizadores, o geógrafo Glauber de Oliveira, "a ideia do bloo é dar visibiliade e incentivar a preservação do parque".