PBH vai distribuir cerca de 28 mil preservativos na terça-feira de Carnaval
Secretaria já entregou aproximadamente 36 mil camisinhas no desfile da Banda Mole
Minas Gerais|Do R7
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vai distribuir 28 mil camisinhas e 6.000 folhetos informativos na próxima terça-feira (4) de Carnaval. A ação faz parte da campanha de prevenção contra a AIDS/DST, promovida anualmente pelo órgão. As atividades contam com a paresença de voluntários.
Durante o desfile da Banda Mole, no último sábado (22), já foram oferecidos 36 mil preservativos e 8.000 folhetos, entregues por 30 profissionais da secretaria. Além disso, foram divulgadas mensagens de prevenção por meio de marchinhas.
Durante a semana pré-Carnaval, 1290 mil camisinhas estão sendo entregues nos restaurantes populares e outras 14 mil na rodoviária de Belo Horizonte. Durante o mesmo período, está sendo intensificada a oferta de testes de HIV, sífilis e hepatites no Centro de Testagem e Aconselhamento do bairro Sagrada Família, região leste da cidade.
Além destas ações, a secretaria ofertou 70 mil camisinhas como incentivo às empresas privadas para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis no Carnaval.
Tratamento
Até outubro de 2013, foram constatados 314 novos casos de Aids na capital, uma queda de 48% em relação a 2012 (595 casos).
Desde 2003, Belo Horizonte tem uma atuação efetiva na prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis por meio do programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids, que promove oficinas e palestras durante todo o ano em locais previamente determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Nestes cursos são formados cerca de 1.250 multiplicadores por ano para disseminar as mensagens de prevenção contra as moléstias.