Carnaval 2020 Detran reprovou metade dos carros dos blocos de Carnaval de BH

Detran reprovou metade dos carros dos blocos de Carnaval de BH

Órgão de trânsito afirma que veículos precisam fazer adequações e pagar licenciamento; força-tarefa promete regularizar situação a tempo da festa

  • Carnaval 2020 | Pablo Nascimento, do R7

Blocos temem não conseguir regularizar carros

Blocos temem não conseguir regularizar carros

Ana Gomes / R7

O Detran (Departamento de Trânsito de Minas Gerais) informou, nesta quarta-feira (19), que metade dos carros dos blocos de Carnaval que pretendem desfilar em Belo Horizonte foram reprovados pelo órgão por ter algum tipo de irregularidade.

No último fim de semana, dois veículos de som foram apreendidos pela PM (Polícia Militar) por fazer o transporte de pessoas em compartimento de carga e não ter autorização para trafegar como um trio elétrico. Isso aconteceu porque os grupos usam caminhões-prancha adaptados no lugar dos tradicionais trios elétricos.

Segundo o delegado Kleyverson Rezende, diretor do Detran-MG, 30 veículos foram cadastrados para participar da festa este ano, porém 15 deles precisam fazer adequações.

— São veículos que além de fazer a transformação, tem que regularizar perante o Detran a questão de licenciamento e pagamento de taxas.

Rezende rebateu o argumento dos blocos de que o cadastro dos veículos já teria sido feito junto à Prefeitura para participação do Carnaval. O delegado destacou que embora a inscrição tenha sido concluída, os grupos deveriam procurar os órgãos de trânsito para fazer as adaptações nos caminhões-prancha que pretendem usar.

Um grupo composto por alguns dos maiores blocos da cidade divulgou uma nota criticando a decisão da polícia e alegando que eles temem que os desfiles sejam afetados.

Segundo Rezende, as medidas adotadas visam garantir a segurança seguem a legislação federal e visam garantir a segurança dos foliões. O delegado afirma, ainda, que o Detran estará com uma força-tarefa para atender os blocos que querem se regularizar.

— O Detran está preparado para atender da melhor forma possível os interessados em transformar seus veículos em trios elétricos para o Carnaval.

Relembre o caso:

Últimas