Prêmio Grão de Música celebra 10 anos

Conheça os premiados e premiadas desta 10ª edição, pelo conjunto da obra e prestigiando a canção brasileira

Conheça os premiados e premiadas desta 10ª edição, pelo conjunto da obra e prestigiando a canção brasileira

Cartão de Visita - Entretenimento

Cartão de Visita - Entretenimento

Cartão de Visita - Entretenimento

Em 2023, o Prêmio Grão de Música celebra 10 anos de existência e para comemorar este marco realiza este ano duas noites de evento no Teatro Brincante, em São Paulo. Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, acontece a solenidade da premiação com a entrega, aos e às 15 artistas que recebem a estatueta criada pelo saudoso artista visual Elifas Andreato. No sábado, 16, será a noite da Mostra com shows dos premiados e premiadas celebrando esta década. 

Para a Mostra PGM (dia 16/12), que traz o show comemorativo com diversas participações, os ingressos estão disponíveis pelo Sympla (detalhes e atrações no serviço). A noite da premiação recebe convidados e convidadas, e o público também poderá participar, com acesso gratuito, por uma cota de ingressos limitada e distribuída pelas redes sociais do PGM. 

A 10ª edição do Prêmio Grão de Música apresenta a seleção com 15 artistas premiados. Compositores, compositoras e  intérpretes são selecionados pela curadoria do PGM sempre pelo conjunto de sua obra, um reconhecimento atemporal de talentos e trajetórias, e destacando a canção brasileira.

Representando 13 dos Estados brasileiros, recebem o Prêmio Grão de Música 2023:

Ana Cacimba (SP)
Carroça de Mamulengos (CE)
Dani Lasalvia (SP)
Débora di Sá (GO)
Flávia Bittencourt (MA) 
Gean Ramos Pankararu – Povo Pankararu (PE) 
Glória Bonfim (BA) 
Grazie Wirtti (RS) 
Guilherme Rondon (MS) 
Juraildes da Cruz (TO) 
Lenilde Ramos (MS) 
Pereira da Viola (MG) 
Rodolfo Minari (AC) 
Sandra Belê (PB) 
Vital Lima (PA)

Ouça a Playlist Coletânea Grão de Música

SAIBA + sobre os ARTISTAS

A idealizadora e diretora do prêmio, Socorro Lira, compartilha o sentimento de ver o Prêmio Grão de Música chegar à sua décima edição. “Uma década é bastante tempo para um projeto cultural em nosso país. Pessoalmente, agradeço a cada parceiro, a cada parceira que se juntou à iniciativa, mas cito quatro pessoas que foram fundamentais: Vera Martins, Maury Cattermol, Roberto Tranjan e Elifas Andreato, este em memória. O PGM vem sendo espaço de respiro e de existência, especialmente nesses últimos anos difíceis para a cultura brasileira. Para o futuro, sonhamos seguir sendo um lugar de expressão da alma individual e coletiva da nossa gente. Nestes tempos brutos em que vivemos, penso que precisamos de uma revolução da consciência, na nossa visão de mundo no geral. Assim, queremos fazer mudanças em nossos formatos, que ainda não estão totalmente definidas, mas é certo que mudaremos a forma ou o material de que é feito o troféu (atualmente é de bronze), para desincentivar a mineração. Isto faz parte de uma tomada de consciência mais aguda de nossa parte, principalmente em respeito às lutas dos povos originários – guardiões de nossas riquezas naturais – atacados pelo garimpo ilegal e grandes corporações que só visam lucro imediato, em detrimento mesmo na nossa existência nesse planeta. Podemos prescindir de coisas e ainda manter seus significados, os símbolos. Testemunhamos uma desmaterialização do planeta e considero isso bom.”

O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira, firme na missão de ampliar o olhar por todo o país, a fim de revelar ou destacar nomes que fazem diferença para a música.

O PGM 2023 é realizado pela Liraprocult, com produção da Ritmiza Produções, em parceria com o Teatro Brincante (Instituto Brincante), apoio cultural da empresa Grão (de Salvador), do Instituto Economia ao Natural e da Consolidar Diversidade

Serviço

PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA 10 ANOS

Cerimônia Prêmio Grão de Música 2023
Data: 15/12/2023 (sexta-feira)
Horário: 20h 
Para convidados (as) e público geral
Ingressos: entrada gratuita por cota de ingressos distribuída via redes sociais do PGM

Mostra 10º Prêmio Grão de Música
Show com apresentações de Ana Cacimba, Dani Lasalvia, Débora di Sá, Gean Ramos Pankararu, Grazie Wirtti, Guilherme Rondon, Lenilde Ramos, Rodolfo Minari, Sandra Belê, Vital Lim e Socorro Lira. 
Data: 16/12/2023 (sábado)
Horário: 20h 
Ingressos: R$ 80,00 (inteira), R$ 40,00 (meia)
https://www.sympla.com.br/evento/show-mostra-do-premio-grao-de-musica-2023/2255165

Local: Teatro Brincante
Endereço: Rua Purpurina, 412, Vila Madalena São Paulo, SP
Capacidade: 90 lugares
Classificação: Livre

♪ acesse ♫

http://premiograodemusica.com.br
https://www.instagram.com/premiograodemusica
https://www.facebook.com/PremioGraoDeMusicaOficial
https://www.youtube.com/premiograodemusica

+ Sobre o Prêmio Grão de Música

Teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, produtora, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país. Colocando também seu olhar pelo interior do Brasil, na tentativa de revelar talentos que não são vistos nos circuitos habituais e muitas vezes ainda pouco conhecidos pelo grande público. 

A seleção para a premiação acontece anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento de obras enviadas pelos próprios artistas e indicadas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017) formadas por colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados para escolha dos premiados e premiadas, desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos, a premiação é atemporal.

Em 2020, o PGM criou a ação paralela Circuito PGM em Casa, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores, com objetivo principal de beneficiar economicamente estes e estas profissionais por conta da pandemia, além de incentivar a profissionalização de aparições online. Em 2021, foi a vez do Brasil por Dentro, programa online apresentado pela idealizadora Socorro Lira, que promove a canção brasileira com música e entrevistas.

Coletânea e Playlist Grão de Música 
Acompanha a premiação anual, o registro de uma faixa da obra de cada artista contemplado. A coletânea Grão de Música este ano completa 11 álbuns lançados (considerando a coletânea inaugural), foram oito discos físicos, um digital (2021) e, a partir de 2022, adotou o formato de playlist no Spotify. Até 2021, as capas foram assinadas também por Elifas Andreato, em 2022 foi criado em sua homenagem. Acesse pelo site www.premiograodemusica.com.br

Últimas