Alec Baldwin diz que contrato o protege de responsabilidade por tiro em set de filmagem
Ator foi apontado como réu em vários processos civis, incluindo um do marido da diretora de fotografia Halyna Hutchins
Cinema|Do R7
O ator Alec Baldwin afirmou, nesta sexta-feira (11), em um processo judicial, que seu contrato com o filme Rust o protege de responsabilidades financeiras no caso do disparo acidental de uma arma que matou a diretora de fotografia do longa.
Baldwin foi apontado como réu em vários processos civis, incluindo um do marido da diretora de fotografia Halyna Hutchins, que foi morta em outubro, quando uma arma que o ator estava usando durante um ensaio fez um disparo letal.
Além de desempenhar o papel principal, Baldwin atuava como produtor do filme.
Em uma ação movida contra outros produtores, Baldwin busca fazer cumprir uma "ampla cláusula de indenização" em seu contrato que, segundo seus advogados, o protege de reivindicações financeiras relacionadas à produção.
Baldwin disse que estava com o coração partido pelo incidente, mas não acredita que tenha qualquer responsabilidade porque lhe disseram que o revólver Colt .45 que ele recebeu estava "frio" — um termo da indústria que significa que é seguro de usar. Ele disse que puxou o martelo da arma para trás, mas não puxou o gatilho.
Rust, um faroeste, estava sendo filmado no Bonanza Creek Ranch, no Novo México. As autoridades de Santa Fé estão investigando o incidente e dizem que não descartam acusações criminais. Uma questão-chave é como a munição real acabou entrando no set.
Matthew Hutchins, o marido da diretora de fotografia, argumentou em seu processo que Baldwin era o responsável porque ele disparou a arma e deveria ter verificado se ela não continha munições reais.