Além de ‘O Agente Secreto’, veja filmes brasileiros que já foram indicados ao Globo de Ouro
Longa dirigido por Kleber Mendonça Filho é a produção nacional com mais indicações à premiação
Cinema|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Agente Secreto continua fazendo história no cinema nacional. Elogiado pela crítica internacional como um dos melhores filmes de 2025, o longa se tornou a produção nacional com mais indicações ao Globo de Ouro nesta segunda-feira (8).
Além de ser o primeiro brasileiro indicado na categoria Melhor Filme de Drama, o longa ainda concorrerá a Melhor Filme Internacional e Melhor Ator de Drama (Wagner Moura).
LEIA MAIS
As indicações vêm meses após vitória histórica de Fernanda Torres na categoria Melhor Atriz de Drama por Ainda Estou Aqui. A produção também havia sido indicada a Melhor Filme Internacional, mas perdeu para Emilia Pérez.
Relembre outras indicações brasileiras ao Globo de Ouro:
Filmes:
Orfeu Negro
Em 1960, o filme inspirado na peça de Vinicius de Moraes causou polêmica ao vencer a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Isso porque, embora tenha sido gravado no Brasil e falado em português, o prêmio foi atribuído à França, por conta da nacionalidade do diretor Marcel Camus.
Pixote: A Lei do Mais Fraco
Mais de vinte anos depois, a produção dirigida pelo argentino-brasileiro Héctor Babenco concorreu a Melhor Filme Estrangeiro, mas não levou a estatueta.
Central do Brasil
O primeiro Globo de Ouro oficialmente brasileiro veio em 1999, quando Central do Brasil venceu como Melhor Filme Estrangeiro. Dirigido por Walter Salles, o longa fez história e foi aclamado pela crítica internacional.
Cidade de Deus
Pouco tempo depois, em 2002, outro drama brasileiro chamou atenção na categoria de filme estrangeiro, mas não levou o prêmio: Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund.
Ainda Estou Aqui
Após 23 anos fora da premiação, o Brasil voltou a competir em Melhor Filme Estrangeiro com outra produção de Walter Salles. Apesar da repercussão e da expectativa dos brasileiros, quem levou a estatueta foi Emilia Pérez
Atores:
Sônia Braga
A atriz já foi indicada três vezes em reconhecimento às suas técnicas de atuação. A primeira foi em 1986, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, por O Beijo da Mulher-Aranha. Três anos depois, voltou a concorrer ao mesmo prêmio por Luar Sobre Parador. Em 1995, recebeu uma nova nomeação por Amazônia em Chamas.
Daniel Benzali
O brasileiro-americano foi indicado como Melhor Ator em Série de Drama pela interpretação em Murder One, em 1996. Assim como Sônia Braga, ele também não levou o prêmio.
Fernanda Montenegro
Em meio à ascensão de Central do Brasil, Fernanda Montenegro concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, mas perdeu para Cate Blanchett, premiada por sua atuação em Elizabeth.
Fernanda Torres
A filha de Montenegro conquistou um feito inédito: a primeira atriz brasileira a vencer a premiação, em 2025, por Ainda Estou Aqui. Na ocasião, Torres emocionou ao homenagear a mãe durante o discurso de agradecimento.
Wagner Moura
Com a indicação de Melhor Ator de Drama por O Agente Secreto, Wagner Moura acumula duas nomeações ao Globo de Ouro. A primeira foi em 2016 como Melhor Ator em Série de Drama por Narcos.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
