Além de Wagner Moura: saiba quem é o outro brasileiro cotado para o Oscar 2026
Adolpho Veloso, diretor de fotografia do filme ‘Sonhos de Trem’, pode representar o país na maior premiação do cinema mundial
Cinema|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O cinema brasileiro vive um momento de grande reconhecimento nas premiações mundiais. Após o Brasil conquistar o primeiro Oscar por Ainda Estou Aqui, O Agente Secreto se tornou o filme nacional com mais indicações na história do Globo de Ouro.
Mas a edição de 2026 da maior premiação cinematográfica do mundo tem outro brasileiro cotado para levar para casa a estatueta mais cobiçada do audiovisual: Adolpho Veloso, diretor de fotografia do drama Sonhos de Trem.

O longa narra a trajetória de um lenhador que enfrenta o amor e a perda em meio às transformações nos Estados Unidos do início do século 20.
Em entrevista ao News das 10 de terça-feira (9), Dario Mesquita, professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), exalta o trabalho de Veloso: “Sonhos de Trem realmente é um filme belíssimo. A fotografia que ele fez, ele conseguiu capturar o que seria exatamente a ideia criativa.”
Além de Veloso, o especialista ressalta que o ator Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, também tem boas possibilidades de ser indicado na categoria de Melhor Ator no Oscar 2026.
“Ele tem grandes chances diante de outros atores, como o Leonardo DiCaprio, que é um ator extremamente cotado. Se ele ganhar, vai ser uma vitória com louvor porque ele vai enfrentar pessoas com um grande reconhecimento internacional”, afirma Mesquita.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!








