Cinema itinerante movido à energia solar percorre 16 cidades do interior de SP
Caravana Paulo Gustavo - CineSolar tem como objetivo democratizar o acesso ao audiovisual e promover sustentabilidade
Cinema|Do R7
O primeiro cinema de rua itinerante movido à energia solar do Brasil, o CineSolar, percorre 16 cidades do interior de São Paulo com a Caravana Paulo Gustavo - CineSolar e leva curtas-metragens e filmes nacionais aos moradores. Com acesso gratuito e livre para todas as idades, o evento chegou no início de dezembro à Araraquara.
Seis placas localizadas no teto de um furgão transformam a luz do sol em energia elétrica e fazem de espaços públicos e abertos verdadeiras salas de cinema. Desde 2013, já foram mais de 2.700 sessões, quase 400 mil espectadores em 890 cidades de todo o Brasil, com 350 mil km rodados.
Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar, teve como inspiração uma iniciativa similar na Holanda. A Caravana Paulo Gustavo - CineSolar é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, com gestão e produção da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte, e conta com apoio institucional da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e correalização das Prefeituras Municipais.
“Está todo mundo falando de cinema brasileiro, então é importante que a gente mostre as outras produções brasileiras”, diz Alario. O projeto, que tem o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, também promove ações e práticas sustentáveis, inclusão social e difunde novas tecnologias.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!










