Matthew Perry diz que ficou em coma e com 2% de chance de sobreviver
Ator contou sobre problemas com álcool e drogas durante as filmagens de Friends
Cinema|Do R7
O ator Matthew Perry, de 53 anos, revelou em entrevista publicada nesta quarta-feira pela revista People, que há quatro anos quase morreu por abuso de álcool e drogas. O eterno Chandler, de Friends, afirmou que ficou duas semanas em coma e com apenas 2% de chance de sobrevivência.
"Os médicos disseram à minha família que eu tinha 2% de chance de sobreviver. Fui colocado em uma coisa chamada máquina de ECMO, que faz toda a respiração do seu coração e dos seus pulmões. Ninguém sobrevive a isso", contou Perry.
“Havia cinco pessoas colocadas em uma máquina de ECMO naquela noite. As outras quatro morreram e só eu sobrevivi. Então a grande pergunta é ‘por quê’? Por que eu era o único? Tem que haver algum tipo de razão”, completou o ator, que vai lançar em novembro uma autobiografia contando sobre a sua luta contra o vício em álcool e drogas.
Segundo Perry, quando ele começou a fazer Friends, aos 24 anos, a relação com a bebida era controlável. “Quando eu tinha 34 anos, eu estava realmente atolado em muitos problemas. Mas houve um tempo em que eu fiquei sóbrio. A 9ª temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinha em qual temporada eu fui indicado para Melhor Ator (no Emmy)? Eu estava tipo, 'Isso deve me dizer alguma coisa'".
Entretanto, em outros momentos o vício era tão forte que afetou gravemente a saúde de Perry. O ator tentava esconder dos fãs a sua condição e contou com a ajuda do restante do elenco de Friends.
"É como os pinguins. Na natureza, quando um está doente ou muito ferido, os outros pinguins o cercam e o sustentam. Eles andam ao redor dele até que aquele pinguim possa andar sozinho. O elenco fez isso por mim", relembra.
Perry ficou 15 vezes internado em clínicas de reabilitação. Ele também passou por 14 cirurgias, precisou usar uma bolsa de colostomia por nove meses e tem até hoje cicatrizes na barriga. Agora diz que está saudável. E até brinca com a situação.
"Estou bem saudável agora. Só não vou muito mais à academia porque não quero apenas poder interpretar super-heróis. Mas sou um cara muito saudável agora", afirmou o ator.
Os detalhes destas histórias estarão no livro Friends, Lovers and the Big Terrible Thing (Amigos, Amores e a Grande Coisa Terrível, em tradução livre), que Perry lança no dia 1º de novembro.