Oscar vai exigir vacinação contra Covid dos indicados, mas não dos apresentadores dos prêmios
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também terá regras diferentes quanto ao uso de máscara na cerimônia
Cinema|Do R7
O Oscar 2022 finalmente anunciou as decisões referentes aos protocolos de segurança da premiação contra a Covid-19.
Segundo a Variety, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou que os indicados ao Oscar deste ano e seus convidados terão que apresentar comprovante de vacinação contra a doença para entrar no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos EUA.
No entanto, a medida não vale para os apresentadores dos prêmios nem para os artistas convidados para performances musicais.
O uso de máscara também será diferente para cada setor de convidados da plateia. Ainda de acordo com a Variety, os indicados mais famosos, que costumam sentar nas primeiras fileiras próximas ao palco, não serão obrigados a usar máscara, a não ser que eles queiram. Já convidados que ficam mais afastados provavelmente terão que usar.
Leia também
A Academia justifica ambas as decisões. Para a vacinação, a Aliança de Produtores e Sindicatos de Cinema determina que a obrigatoriedade seja apenas para profissionais que trabalham na chamada "zona A", aquela com contato direto com os artistas. Os indicados e convidados deles se encaixam nessa zona.
Quanto às máscaras, o Dolby Theatre terá sua capacidade reduzida para o evento deste ano, com 2.500 pessoas, em vez de 3.300. Por isso, as pessoas que se sentam próximo ao palco conseguirão respeitar o distanciamento social, o que não será possível para quem estiver mais ao fundo.
Todos os presentes no local, mesmo os que não vão precisar mostrar comprovante de vacinação, terão que apresentar testes com resultado negativo para a Covid-19.
O Oscar 2022 acontece no dia 27 de março. Confira abaixo os nomes considerados esnobados entre as indicações deste ano.